Monday, March 10

(ESA) lançou com êxito seu primeiro cargueiro espacial, "Jules Vernes"



O foguete europeu Ariane 5 decolou da base de Kuru, na Guina Francesa, na madrugada deste domingo, para pôr em órbita o cargueiro Jules Vernes,...



A Agência Espacial Européia (ESA) lançou com êxito seu primeiro cargueiro espacial, acoplado a um foguete Ariane 5, para abastecer a Estação Espacial International. A missão "Jules Verne" é pioneira na pesquisa européia.
Foi uma aposta que deu início à Volta ao Mundo em 80 Dias, o turbulento romance de aventura do escritor francês Jules Verne que se tornou um grande sucesso há 135 anos. Essa e outras histórias de ficção científica do autor fascinaram a pesquisa espacial.
Neste domingo (09/03), a Europa lançou o mais moderno cargueiro espacial, batizado de "Jules Verne". A nave, lançada na ponta de um foguete Ariane na Guiana Francesa, só precisa de 90 minutos para circundar a Terra – e sem as turbulências descritas no livro.
Nave será destruída no espaço
O plano é deixar o Jules Verne em órbita durante diversas semanas. Só no dia 3 de abril próximo é que a nave deverá atracar na ISS e abastecer os astronautas com alimentos, água e equipamentos.
O cargueiro espacial deverá ficar acoplado à estação durante seis meses e conduzir a estação para uma órbita mais elevada. Em sua trajetória em torno da Terra, a ISS foi perdendo gradativamente a altitude.
O cargueiro Jules Vernes, com dez metros de comprimento e um peso de 20 toneladas, também deverá servir de "lixeira" da ISS e extrair da estação seis toneladas de detritos. Após a execução de suas tarefas, a mais complexa nave espacial jamais desenvolvida na Europa deverá incandescer na atmosfera.
Segundo a Agência Espacial Européia, os custos de desenvolvimento do cargueiro Jules Verne, incluindo o centro de controle e o transporte com o lançador Ariane, somam 1,3 bilhões de euros. Após o lançamento do Jules Verne, a Europa planeja pelo menos mais quatro missões do gênero, sendo que cada uma deverá custar aproximadamente 350 milhões de euros.
"Com um ATV automático (Automated Transfer Vehicle), abrimos uma nova janela no céu", declarou Helmut Luttmann, administrador da Astrium, subsidiária da EADS em Bremen. Esse mecanismo permite pela primeira vez aos europeus chegar à ISS sem auxílio de transportadores norte-americanos ou russos. Com uma capacidade de carga de 7,5 toneladas, esse cargueiro high tech é um marco no desenvolvimento de tecnologias para abastecer as estações humanas no espaço.
Expectativa por missão tripulada
Após o êxito do lançamento do Jules Verne, cresce no setor a expectativa de que a Europa venha a desenvolver uma nave tripulada. Em 1993, o projeto Hermes foi interrompido por razões financeiras e políticas. Desta vez, os custos poderia chegar a 10 bilhões de euros, segundo os cálculos do chefe da Arianespace, Yves Le Gall. Mas ele não tem certeza se a Europa estaria disposta a levantar essa quantia para tal finalidade.
A contribuição européia para o projeto de descoberta do espaço aumenta. Em fevereiro, o laboratório científico Columbus atacou na plataforma orbital da ISS numa altitude de 400 quilômetros. Agora a combinação do foguete lançador Ariane 5 com um cargueiro espacial não tripulado abre novas possibilidades. Missões autônomas na Lua e em Marte poderiam ser os próximos passos.

Te cuida NASA estamos chegando lá........

post: Young Vampire Luke

LESTAT NEWS







15 comments:

(Didixy) Conquistadores said...

O espaço hj já está virando uma guerra espacial e isso só tem a aumentar. A NASA não tem mais o controle de tudo, pois outros países estão aparecendo com idéias. O próprio Brasil já teve enviados que aventuraram por lá.

Isso é o futuro. Um futuro sombrio.

Everaldo Ygor said...

Olá...
Jovem Nosferatu...
Da suposta ficção para a realidade... Realmente esse cargueiro espacial desbanca o transporta dos EUA e dos Russos...
Em breve a Europa vai disputar os céus, estaria nascendo uma nova corrida espacial?
Ótima e informativa matéria!
Abraços
Everaldo Ygor
http://outrasandancas.blogspot.com/

Letícia Costa Tomsik said...

Ótima matéria..acho legal que a supremacia espacial dos EUA e Rússia esteja ameaçada...quem sabe aconteça o que Everaldo falou, uma corrida espacial!!
Abraço,

Everaldo Ygor said...

Olá...
Revisitando por aqui, apreciando os demais posts...
Abraços
Everaldo Ygor
http://outrasandancas.blogspot.com/

o'Ricci said...

rapaz, o espaço acima da estratosfera está virando uma putaria total... Daqui a pouco começam a chover leis pra regulamentar esse caos, não duvide!

Bruno Moura said...

Seu Blog é muito maneiro, já Tinha Passado pOr aki

Nárlir said...

legal...
mto criativo o blog!

flw

Ícaro Vinícius said...

"rapaz, o espaço acima da estratosfera está virando uma putaria total... Daqui a pouco começam a chover leis pra regulamentar esse caos, não duvide!"

discordo... ainda que há muuuita coisa para ser explorada e estudada... Não estamos nem engatinhando, nem perto disso!


Abraços!

Passa lá no meu...


http://osonhodeicaro.blogspot.com/

Antonoly Maia said...

Os Americanos e os Russos que se cuidem heim, pois esses aí vão dominar!

Valeu!

Ana Paula said...

Tá virando zona..
daqui uns dias vamos construir um shoping lá? quem sabe!!!

Legal o texto, nunca me liguei nessas paradas espaciais, mas é sempre bom ficar por dentro.
beijos!

Arthurius Maximus said...

Cada vez está mais perto a exploração espacial séria e em grande escala. talvez até muito antes do que esperamos.

Patrícia Andréa said...

é, estamos xegando lah... hehe... demoramos, mas xegamos... devagar e sempre...huauahhahau...
bjus
http://blogdapattyandrea.blogspot.com

Arthurius Maximus said...

as viagens espaciais de longa distância estão cada vez mais próximas de tornarem-se realidade. Muito em breve, o homem ampliará seus conhecimentos para um nível além da ficção... será maravilhoso...

Metal said...

Eu vi uma reportagem parecida num Blog de astronomia, e bem bacana essa ideia, seu blog ta de parabens, adoro esses Blog com visual Dark!!!

Oliver Pickwick said...

O grande império oscila. Com o valor que "investiram" no Iraque e Afeganistão, seriam capazes de produzirem pelo menos uns 40 projetos deste tipo, ou um remake em seus ônibus espaciais, e ainda sobrava uns trocados.
Num futuro ainda distante, acredito que a corrida espacial se dará sob a liderança do BRIC, isto mesmo, Brasil, Rússia (leia-se Ucrânia), Índia e China.
A História é impessoal quanto à grandeza, e na sua linha do tempo, um império tem a mesma medida de um grão de areia.
Abraços!