Monday, December 3

Depois de três meses assisti TROPA DE ELITE


Finalmente assisti ao filme TROPA DE ELITE missão dada missão cumprida “, tão comentado e divulgado na internet no Brasil.
Eu resisti muito para assisti-lo por questão pessoais não gosto de ver nada sobre violência e morte referente à cidade do RJ. Por deixar-me com uma lembrança triste de uma cidade que é impossível eu deixar de amar...
Agora vou relatar algo para vocês, que talvez alguns dos meus leitores desconheça.
Quando estive ai, No Brazil em setembro ganhei dois DVDs do filme.
A pessoa que me deu os DVDs É um amigo que é ligado a produção do filme.
Conversou comigo e falou do novo tipo de estratégia de marketing utilizado para a abordagem do público, para um produto novo.
E me falou do vazamento do filme para o mercado informal.
Deu-me uma cópia. Igual a que estava sendo vendida no mercado informal e outra como será o DVD para o mercado regular.
Com uma recomendação, assista primeiro a cópia para o mercado informal depois a cópia original. E falou-me que esta teria sido umas daquelas, brilhante idéia que só ocorre quando a verba para divulgação termina e não há mais portar para se bater ou pedir dinheiro.
E as cópias foram propositalmente liberadas. Assim criando-se, uma nova estratégia revolucionária no mercado.
Eu falei, mas isso pode ser extremamente perigoso, depois de assistir o filme ninguém retornará para ver o filme no lançamento...

Nada disso:Dar-se a água,mas não deixando o cliente matar a cede
Faça o teste e duvido que você não queira ver o filme original...
Agora isto só pode se aplicar com a certeza de um produto excelente, porque um razoável você estará perdido e faliria como resultado final.
No momento, não dei muita importância no que ele falou, apenas ouvi.
E no íntimo pensai este cara quer patrocínio! Mas ele não queria patrocino.
O filme estava pronto, só aguardando a CSN pagar a distribuição nos cinemas.
Terminamos a conversa e seguimos com nossas vidas.
Ontem eu pequei o filme Tropa de Elite e comecei a assistir.
E vi todo o filme, sem perceber que aquela era a cópia não autorizada.
Quando terminou o filme eu vi que aquilo não era o original então eu quis muito ver o original e pela primeira vez eu assisti, o mesmo filme duas vezes consecutivas.
E entendi a tal da estratégia de risco.
Perigosa, mas de um efeito devastador sobre o cliente.
Muito bom e uma jogada de mestre.
E depois de mais de dois meses eu entendi o que ele me confidenciou.


Bem agora vamos as minhas considerações a respeito do filme. “Tropa de Elite” na minha humilde opinião é o primeiro grande filme Brazileiro.
Impecável, pela primeira vez, vejo uma história roteirizada decentemente.
O filme é classificado de ficção, mas para quem morou ou mora na cidade do Rio de Janeiro fica claro que ele foi orientado por membros do BOPE.
Que é uma policia realmente de Elite da qual tenho muito respeito e orgulho de conhecer alguns de seus integrantes.

OS ATORES – Vamos começar pelo protagonista
Wagner Moura, ou Capitão Nascimento. Apesar de a crítica popular o está endeusado, eu pessoalmente o achei uma atuação mediana.
E pessoalmente acho que ele poderia ter explorado mais a personagem já que ele tinha uma personagem riquíssima nas mãos.

Caio Junqueira, ou Neto. Este realmente tirou água de pedra, ele vestiu a pele da personagem e fez uma interpretação genial.
Na minha opinião divide a cena com André Ramires, que também surpreende em uma atuação impecável na pele do aspirante Mathias.
O resto do elenco inexpressivos, meros figurantes de luxo.**
Direção de imagem _..Perfeita.*****
Roteiro –Perfeito*****
Maquiagem - Perfeita *****
Montagem..-Boa***
Edição de som - bom ***
Mixagem de som -Bom ***
Efeitos visuais - Prefeito apesar de um baixo recurso*****
Direção de arte -. Boa*****
Fotografia - excelente.*****
Figurino..-perfeitos*****

Minhas considerações finais sobre o filme:
A trama toda se desenrola em três pontos: a da procura por um substituto do Capitão. Nascimento, que acabou de virar pai.
A do treinamento do Aspirante Neto (Caio Junqueira), um cara que tem “sede de sangue, E quer, acima de tudo justiça”.
A do Aspirante Matias (André Ramiro), um policial, militar que freqüenta a faculdade de direito e se envolve com uma ONG.
Que atua em um morro.ONG controlada por estudantes de classe média alta maconheiros.
E pela primeira vez, um filme trás a temática dos “Morro Carioca” da forma que TROPA DE ELITE conta.
A história é contada do ponto de vista de quem não tem não está envolvido com o tráfico. Isso, pelo que podemos observar, se restringe ao BOPE, já que a polícia militar é completamente deteriorada. Na realidade e no fundo da questão. Isso significa que tudo gira em torno de uma simbiose entre polícia, Bandido, falta de ética, falência financeira, classe média sem princípio moral, em uma ciranda de corrupção infinita, é algo inédito a ser mostrado em um filme por aí.

Faz que, por apenas esse fato o filme mereça ser assistido.

Vi, gostei e recomendo.....


____________________________________________
*******************************************************

CURIOSIDADES:

Quais são os treinamentos de tropas de elite mais difíceis do mundo?
Existem pelo menos sete cursos de formação de policiais que são reconhecidos internacionalmente pelo grande grau de dificuldade. Dois deles são brasileiros. Um é o curso do Bope, da PM do Rio de Janeiro, que ganhou fama com o filme Tropa de Elite, que mostra o cotidiano de seus integrantes. Outro treinamento brasileiro casca-grossa é o do Gate, da PM de São Paulo. A Swat americana, o GIGN e o Le Raid da França, a Omon da Rússia e a GSG9 da Alemanha completam o grupo das unidades policiais com cursos top de linha. De acordo com o ex-capitão do Bope Rodrigo Pimentel, co-roteirista de Tropa de Elite, em todas essas unidades os alunos são levados ao limite durante o período de formação. Confira nos quadros detalhes sobre o treinamento das sete tropas.

Fonte:
Revista Mundo Estranho (matéria completa)
Post: By Young Vampire Luke

LESTAT NEWS




41 comments:

O Pequeno Diabo said...

não achei o wagner moura mmediano não...

ele conseguiu mostrar a fragilidade de um pai de família comprometido com um trabalho de risco de um modo que o clichê ficou na medida certa...

a vida tem clichês.

no masi o filme é bom mesmo, muito bom, só não acho que é tudo isso que stão falando.
Muito menos que tem qualidade em termo de técnica, mas gosto é de cada um.

Brasília said...

aff
vc viu dpois de tres meses...
e eu nem isso.
nunk tive vontade e agora q tenho...
nao sei por nao vi,
rsrsrs

mas otimo post

Soo Matos said...

concordo com tudo que vocÊ falou... Mesmo assim o filme é muito bom, o problema é a imagem que ele passa.

Dorian said...

Tropa de elite é um dos melhores filmes que já assisti e é melhor ainda por ser uma produção genuinamente brasileira.

Ninguém said...

Eu também demorei bastante pra assistir tropa de elite, acho que deve estar fazendo um mês agora!
Só assistir pra poder saber qual o milagre que o novo santo brasileiro São Capitão Nascimento operava! E não acho que tenho correspondido às minhas espectativas, mas no entanto eu gostei muito do filme, muito mais na questão tecnica, como direção, filmagem, roteiro, e edição! Esses sim são de bater no peito com orgulho e dizer: Esse é brasileiro

Unknown said...

ótimo post, mas eu ainda não vi o filme, e sinceramente, nem quero. pra fazer tanto sucesso no brasil onde só porcaria consegue tal proeza, dúvido que preste, sei lá.

Pk Ninguém said...

"Suspeitei desde o princípio!"

Parece sacanagem, mas sempre disse que o vazamento do filme foi proposital justamente pelas coisa que o teu amigo falou, mas ninguém levou fé no que eu disse.

Ronny Ventura said...

Bom dia meu nobre!
Uma bela crítica pra quem demorou tanto para assistir hein?

O filme tem aspectos bons e negativos, o que o torna interessante e polêmico.

fui um dos primeiros a assisti... rsrsrsrs

Gostei bastante. e fiquei fulo por não ter sido divulgado internacionalmente como se deveria...

Marcos Gervazoni said...

Legal essa estetégia kamikaze, hehehe,

Johnny M. said...

Ei, Monsieur Lioncourt, discordo de vc em quase tudo kkkkkkkkkkkk Tropa de Elite é um grande filme, sem dúvida, mas como obra cinematográfica Cidade de Deus é superior. Tanto no roteiro, quanto na direção, edição, fotografia. Cidade de Deus é o melhor filme brasileiro já feito. Tropa de Elite é o segundo. E em relação aos atores, Wagner Moura tirou leite de pedra de seu Capitão Nascimento também, porque ele poderia ter composto o personagem de forma unidimensional, apenas como um policial casca grossa, mas vc vê nele todos os conflitos que se passam pela cabeça de Nascimento. E outra, os diálogos eram improvisados. Aquilo que Wagner Moura fala no filme não vinha escrito no roteiro, ele e os atores recebiam apenas indicações e tinham que improvisar em cima do que lhes era passado. Wagner Moura, ao meu ver, deveria repetir o feito de Fernanda Montenegro e ser indicado a um Oscar. Ele está no mesmo nível de um Robert De Niro, Al Pacino, Edward Norton. Já o Ramires não me agradou. Acho que ele é o ponto fraco do filme. Tanto que o roteiro foi escrito para ter o Mathias como protagonista, narrador em off, mas depois na sala de edição o diretor e o roteirista Bráulio Mantovani viram que aquele filme era do Wagner Moura e remodelaram o filme.

Johnny M. said...

Creio que a revista se refira exclusivamente a tropa de elite de policias regulares, pois o treinamento do grupamento de selva do exército brasileiro é muito pior que o do BOPE. Em dois anos, 4 homens morreram durante as provas na Amazônia.

PiKi said...

Boa!

Flws


http://astinfun.blogspot.com/

http://astinfun.blogspot.com/

Vivi Gama said...

Mto bom o post!!
Mtas coisas eu n sabia!!
Mto interessante!!

^^

=] Ce.L.sO [= said...

o filme é muito bom, virou mania nacional, pensa q ele não passa uma imagem muito boa do Brasil por parte dos traficantes e tudo mais e nem uma imagem muito boa do Bope.. parece q o capitão nascimento é imortal, um deus ou coisa assim...

mas eh IMPRESSIONANTE!

Fashionista Butterfly said...

Concordo com você em 1 ponto básico: o Rio é uma cidade impossível de deixar de amar. Adorei muito esse filme!!

Respondendo ao seu comentário: A Mãe é a energia criadora de "tudo", e dela surge o Deus (o Pai). Ela está representada em tudo na natureza: é a Terra quando o Sol a fertiliza. E a Lua representa o feminino, a intuição,o mistério, o obscuro (não de mal, mas o que deixamos escondidos em nós).

Frank HW said...

Pronto!
Pela primeira vez estou com vontade de assistir ao filme! Ótimo texto, meu chapa!
;)

Thiago Paulo said...

nossa, aida não vi tropa..
prefiro esperar o dvd orinal, para poder alugar.
o filme deve ser muito bom, mesmo.
logo eu vejo.....

Anonymous said...

gostei da atitude do blog

Anonymous said...

Estava devendo um comentário.

eheheh

Tbm achei muito bom o filme.

Acredito que as condições nas favelas do Rio de Janeiro sejam piores.

Abraço

Ramon Mulin said...

Grande filme, achei a atuação do Wagner Moura ótima.

www.ramoncloud.spaceblog.com.br

An@Lu said...

eu adorei o filme. não sei qual foi a versão que eu vi. provavelmente a pirata, pq afinal foi tirado da internet. tb fiz um comentario no meu blog sobre ele. acho que o filme é excelente.

Otávio B. said...

"Tu é moleque, pede pra sair!!!" rsrs

Concordo contigo cara, esse realmente é o primeiro filme nacional que tem uma qualidade se não impecável, de alto padrão.

Uma boa produção para se divertir, e ver que bandidos não são os bonzinhos da história

Abraços!

http://espadadotemplario.blogspot.com/

Mano Guardanapo said...

Tropa de elite é show mesmo...

Não sei como tu aguento fica todo esse tempo sem ve...

Unknown said...

Aqui em Natal teve um caso de um pit bull que era muito bem tratado pelo dono, um veterinário, com o qual a filhinha dele vivia brincando, que de uma hora para a outra atacou a menina de 3 anos de idade, matando-a. Vivemos séculos sem pit bulls, e podemos voltar a viver muito bem sem eles. Não tem razão para se forçar o convívio de milhões de pessoas com essa raça de animal, que é um perigo eminente. Se houver criadores clandestinos, serão enquadrados de modo ainda mais duro. E o Pit Bul também foi criado artificialmente, manipulado através de cruzamentos, desenvolvendo-se cães cujos instintos agressivos eram elevados ao máximo. Qualquer cão pode ser ensinado a fazer guarda, não precisa-se criar um que procura primeiramente a jugular de sua vitima e que pode mutilar um homem. Cães de companhia existem mais ainda.

Climão Tahiti said...

Essa questão que apresentou sobre a divulgação ser proposital vai de acordo com muita coisa dita aqui quando o bicho pegou fogo.

Ainda assim teve gente presa e talz, para pagar o pato.

Para quem não sabe: O Lukkas não mora no Brasil.

Arthurius Maximus said...

Concordo com você, foi o melhor filme brasileiro que já assisti. Em nada, exceto talvez efeitos mirabolantes, ficou devendo ao cinema internacional. Muito bom mesmo.

Marcelo said...

o filme eh muito bom, e o wagner ta caveira hehe

Arthurius Maximus said...

Dei uma ohada na resvista e achei demais. Os vídeos são excelentes.

Pk Ninguém said...

O interessante desse filme é a forma bem direta como as coisas são mostradas, além de mostrar realmente quem é o bandido, coisa que em filme brasileiro é sempre posto de forma contrária.

Mariana said...

não demorei tanto pra ver o filme, e só vi a cópia informal. agora me deu uma vontade louca de ver a original. vou tentar procurar.

e sei lá...o wagner deu show, o caio e o andré também.
mereciam até Oscar, mas duvido que os gringos gostem.

André Cendon said...

Ainda não vi o filme mas já não aguento mais ouvir falar dele... sem contar que essa coisa de "fanfarrão" já encheu a paciência.

Não te interessa. said...

Tropa é o grande filme brasileiro da história.

o Wagner Moura está excelente no filme.

vlw.

Everaldo Ygor said...

Olá, Jovem Nosferatu - Tudo bem por ai?
Assisti pelo menos duas vezes o roteiro fanfarrão da Tropa de Elite... Realmente é um bom filme, como quase todas produções/atores Globais... Passou por uma inteligente propaganda ou golpe de Marketing, como já foi dito vazamento intencional nos morros do Rj e periferias do Brasil...
Salvo tudo isso, da para assistir o filme e pensar se a solução para nossos problemas está no capitão Nascimento, no uso da violência por violência, no pseudo combate ao crime ou em nós mesmos...
Abraços
Everaldo Ygor
http://outrasandancas.blogspot.com/

Unknown said...

Não achei o filme maravilhoso por 2 motivos, 1 que eu não gosto do tema, 2 que foi feito "pra gringo ver"...tirando isso, muito bom, com uma história envolvente, senão por um, por outro lado, você se prende aos personagens (mesmo o Cap. Nascimento que na minha opinião é uma florzinha e ficou o filme todo "pedindo pra sair"). Ainda não vi a versão "certinha", só a pirata, e mesmo assim, depois de muito tempo e muita insistência de amigos...eu estava me recusando a ver o filme, mas acabei me rendendo e não me arrependi, mas nem de longe é o "lendário blockbuster brasileiro" que todo mundo quer que seja, filme nacional melhor tem pra dar com o pau em cima do Tropa de Elite^^

Lucky Leminski said...

Não ví o filme ainda, quem sabe daqui há alguns meses, quero ver de forma distanciada dessa febre, que aliás já está passando.

Super Blogueiros said...

Vários,meses em cartaz no camêlos,só assim para um filme brasilerio ser tão visto

Murilo Silva said...

Ótimo filme, nada mais.

Jefferson Barbosa said...

Eu gostei muito da atuação de Wagner. Um cara que eu não tinha tanta "admiração" como ator, consiguiu-me fazer ter.

Ele sou atuar muito bem com o stress e a responsabilidade.

Abraço!

DuDu Magalhães said...

Também gostei do filme, achei super intrigante...
finalmente temos uma grande produção no ´país, espero que seje a primeira de muitas...
o desenpenho do Wagner moura... simplesmte! PERFEITO na minha "U-milde" opinião...

xD~~

Louise Mira said...

Tropa de Elite virou moda. Pena que não foi ao Oscar...

Fabrini Gadelha said...

Muito boo filme, esse era para concorrer ao Oscar!