Friday, October 19

Minha mulher adora o livro O pequeno Príncipe, Eu sempre falo para ela que é um livro infantil e chato. Ela vivia enchendo o meu saco para ler e depois começasse a falar mal. Já havia lido o livro, visto o vídeo de animação quando criança e tinha certeza que era chato... Só que ela realmente ama este livro, eu desisti de tentar faze-la compreender que a livros de muito mais conteúdo. Ontem estávamos os três na cama. eu, minha filha e ela.Quando minha filha pede para ela ler o livrinho do petit prince, em uma entonação correta de francês! Levei um susto ela não tem contato com que fale francês, dividi a minha atenção do livro que estava lendo e comecei a reparar nas duas. Matisue começou a ler em voz alta a fábula da raposa e o Pequeno Príncipe. Quando minha filha falou não tsu, fala igual à raposa e o príncipe. Matisue começou a ler em francês e minha filha ficou extasiada e terminou dormindo.
Matisue a levou para cama e retornou e perguntei desde quando você sabe francês? Muito calma, ela respondeu desde sempre.Seis anos de aliança francesa ta bom para você... Mas, como se você nunca me falou, em resposta ela falou, você nunca me perguntou... Deitou, virou para o lado e dormiu.Peguei o livro e comecei a ler e devorei o livro. Realmente o livro é perfeito E me rendi a Matisue. Ela tem razão O Pequeno Príncipe e um grande livro E ali descobria mais alguns dados negativos sobre mim. Eu fui arrogante e preconceituoso Subestimei matusui quanto o seu nível intelectual Até que chegou um pinguinho de gente de um ano e seis meses para ensinar ao pai o que é pré-conceito e arrogância é uma coisa que temos e não notamos, mas magoa as pessoas que amamos.
Minhas reconsiderações a respeito do livro
O pequeno príncipe é uma obra aparentemente simples, mas, apenas aparentemente. É profunda e contém todo o pensamento e a "filosofia" de Saint-Exupéry. Apresenta personagens plenos de simbolismos: o rei, o contador, o geômetra, a raposa, a rosa, o adulto solitário e a serpente, entre outros. O pequeno príncipe vivia sozinho num planeta do tamanho de uma casa que tinha três vulcões, dois ativos e um extinto. Tinha também uma flor, uma formosa flor de grande beleza e igual orgulho. Foi o orgulho da rosa que arruinou a tranqüilidade do mundo do pequeno príncipe e o levou a começar uma viagem que o trouxe finalmente à Terra, onde encontrou diversos personagens a partir dos quais conseguiu descobrir o segredo do que é realmente importante na vida.
É uma obra que nos mostra uma profunda mudança de valores, que ensina como nos equivocamos na avaliação das coisas e das pessoas que nos rodeiam e como esses julgamentos nos levam à solidão. Nós nos entregamos a nossas preocupações diárias, nos tornamos adultos de forma definitiva e esquecemos a
criança que fomos.
O Príncipe e a Raposa
Então a raposa apareceu."Bom dia", disse a raposa."Bom dia", o Pequeno Príncipe respondeu educadamente. "Quem é você? Você é tão bonita de se olhar”."Eu sou uma raposa", disse a raposa."Venha brincar comigo", propôs o Pequeno Príncipe. "Eu estou tão triste"."Eu não posso brincar com você", a raposa disse. "Eu não estou cativada"."O que significada isso – cativar?” · “É uma coisa que as pessoas freqüentemente negligenciam", disse a raposa. "Significa estabelecer laços"."Sim" disse a raposa. "Para mim você é apenas um menininho e eu não tenho necessidade de você. E você por sua vez, não tem nenhuma necessidade de mim. Para você eu não sou nada mais do que uma raposa, mas sem você me cativar então nós precisaremos um do outro".A raposa olhou fixamente para o Pequeno Príncipe durante muito tempo e disse: "Por favor, cativa-me”."O que eu devo fazer para cativar você?" perguntou o Pequeno Príncipe.Você deve ser muito paciente “. Disse a raposa “. Primeiro você vai sentar a uma pequena distância de mim e não vai dizer nada. Palavras são as fontes de desentendimento. Mas você se sentará um pouco mais perto de mim todo dia”.Então o Pequeno Príncipe cativou a raposa e depois chegou a hora da partida dele – "Oh!" disse a raposa. "Eu vou chorar"."A culpa é sua", disse o Pequeno Príncipe, "mas você mesma quis que eu a cativasse"."Adeus", disse o Pequeno Príncipe."Adeus", disse a raposa. "E agora eu vou contar a você um segredo: nós só podemos ver perfeitamente com o coração; o que é essencial é invisível aos olhos. Os homens têm esquecido esta verdade. Mas você não deve esquecê-la. Você se torna eternamente responsável por aquilo que cativa”.(Saint-Exupéry)
Este post é meu pedido de desculpas...
postade: by Young Vampire Luke
LESTAT NEWS

66 comments:

César Schuler said...

Eu me envergonho por não ter lido esse livro.

Vou tratar de ler :D

Jonathan said...

Cara... gostei muito de seu espaço. é a primeira vez que passo por aqui.Saint-Exupéry é muito bom mesmo.
Legal que você leu o livro. Ele é muito bom mesmo. Também tive pequenas resistências em relação à leitura do livro, porém quando li me encantei.Exupéry toca, com simplicidade, em temas profundos.
Sua filhinha te ensinando, te cativando... ela deve ser sua pequena princesa.

Abraço! tudo de bom

Flá Romani... said...

Meu sonho é ler esse livro acredita huahuahuaha

desde pequena, mas nunca lí :(

^^

bom fds

Tati said...

Eu tenho esse livro, e o adoro!!!! Como você mesmo comentou, ele apenas "aparenta" ser um livro simples, quase infantil. E essa é a graça... Achei lindo o pedido de desculpas.

Bernardo Lima said...

rsrsrs
vc nunca me perguntou foi a melhor!
rsrs
tb não li o pequeno principe, mas tb nunca disse nd a respeito...rsrs
vou procurar saber...
abraço

Mk. said...

Gente eu li esse livro umas 50 vezes sei as falas de cor e fiz até um musical em cima dele "sou profesora de dança de salão, tanto para crianças como para adultos" e resolvi abordar o tema do livro em forma de musical para crianças, pelo motivo do livro ter uma literatura não muito simples e cheios de parabolas que para uma criança de 10 anos não é bem "emocionante" e deu certo elas amam o pequeno principe como eu, é o livro que mais indico para uma pessoa que estar em conflito com seu proprio eu, pois aborda questo~es socias e culturais e como diz uma frase pequenina do livro com grande significado
"és responsável pelo que cativas" isso é muito certo, não é nada justo ou até digno, voc~e só da valor a uma pessoa ou a um objeto quando não o tem, e ai quando passa a tê-lo , vc simplesmente ingnora..... amei o post.
bjokas e obrigada pelo post, talvéz agora algumas pessoas qe não leram , possam apreciar uma literatuta recorfortante.

T h a t y said...

gosteiiiii♥~

Unknown said...

so uma coisa a dizer: show cara!

Antonoly Maia said...

Como você, também lí esse livro quando era criança e o engraçado que na época eu gostei, mas fui crescendo e notei que algumas pessoas consideram o "Pequeno Príncipe" como livro fútil, para Modelos lerem e aí ficava sem graça de dizer que gostava, mas é um grande livro sim.

www.ooohay.wordpress.com

Sparky said...

Cara eu também sempre tive esse tipo de preconceito em relação a esta obra, mas depois do seu post vou rever meus conceitos, vou pedir emprestado a um amigo que comprou recentemente ao livro... Nossa, espero me surpreender! ^^

Felipe Bastos said...

como a grande maioria,eu também ainda não li o livro,nuitos já pediram pra mim ler,mas nunca senti vontade,sei lá...ando sem paciência para ler livros....

Gabriel Leite said...

quis ler O Pequeno Príncipa, mas assim como você tinha este preconceito. Agora tomei coragem. Está em terceiro lugar na minha lista. Tenho tanto pra ler ainda... Que preguiça! Rs

Unknown said...

cara que bom que voce deixou o "preconceito" de lado e leu o livro e gostou...

eu amo esse levro li umas 15 vezes!

Pr. Wagner Fernandes said...

Não... pra você ter uma idéia, eu só vi um índio legítimo no Amapá.

Lá tem muitos descendentes... essa história de que só tem índio no Norte não é verdade.

E quanto a catequizá-los...esse não foi o nosso propósito lá. Fomos até lá para falar do amor de Cristo aquelas pessoas...de fato...assim como toda a humanidade precisa reconhecer a Graça tão maravilhosa e as mudanças que ele pode fazer em nossas vidas tendo para isso somente que crer nele. Muitas vidas foram transformadas naquele lugar.

Se vc ler a postagem " A estrela cadente" verá a história do menino de 9 anos que era chefe de uma gangue e recebeu a Cristo em seu coração...em seguida, sua mãe que era alcólatra tb mudou de vida.


Um abração amigo
E que Deus continue lhe abençoando

MaxReinert said...

O PP é o melhor livro pra crianças que deve ser lido por adultos...

Quando eu era pequeno adora o desenho animado.... chorava sempre... ms não perdia um...

Quando cresci e tive a chance fiz uma montagem teatral com o livro...
muito bom!!!

Eliseu Antonio Gomes said...

"Kara estou comentando pq sou da comunidade.
Moro em Göttingen-De
estou sem saber o que pe o assunto em palta....
sendo assim não opino"

Eliseu Antonio Gomes said...

Amigo

É um prazer comentar em seu blog. Temos modos de vida diferentes, porém, como seres sociais temos a capacidade de transpor barreiras e nos entender respeitosamente.

Abraço

wArDuNkS said...

vou taratar de ler o livro o mais rápido possível...

Abraço...^_^

Climão Tahiti said...

Curto o livro, mas não o vejo desse jeito.

Eu gostava muito do desenho animado, apesar de ter pesadelos quando assistia. =D

Zanfa said...

Pois é, fiquei com vontade de ler ele agora tbm.

Assim que terminar Cidade do Sol. ;D

Anonymous said...

Bom post! Livros infantis, em muitos casos, vão além das historias, tem contextos psicologicos, morais e até políticos....um livro por mais simples ...sempre tem algo a ensinar...

Quanto aos links de bandas...até que data posso te passar? Pq eu estou postando as bandas ao poucos...


Grande abraço!

Unknown said...

Adorei o blog!
Qto ao livro, na minha modesta opinião, é um livro q ninguém deveria deixar de ler...
Há um certo preconceito por causa da histórias das Misses que numa época do concurso de miss, todas diziam ser o livro preferido, o que talvez acabou fazendo com que o livro fosse sinônimo de futilidade, mas tanto ele, qto O menino do dedo verde, tb de Saint Exupéry, são ótimos exemplos de literatura. Na facul fizemos até análise comparativa de ambos.

Bjssss...dá uma passadinha no meu blog tb!

Guga Paz said...

Quando começei a ler o post já ia escrever...Fera, vai ler o livro...hehehe ainda bem que sua filha lhe fez ler...ele é realmente mais filosófico do que a gente pensa....Parabéns pela capacidade de auto análise que vc teve a partir do episódio...
E parabéns por ler livros a sua filha...toda criança precisa desse tempinho...
Agora como assim vc não sabia q sua mulher falava francês?...kkkk...
Abço!

Pr. Wagner Fernandes said...

O Pequeno Príncipe? Tá brincando... Um baita livro!


Bem, assim como vc respeita minha crença, eu respeito o fato de vc ser descrente. A constituição lhe dá esse direito. Não discrimino as pessoas. Estou sempre aberto ao diálogo...somos todos humanos e tenho vários amigos não-crentes.

Se vc pensou que eu estava sendo mal educado respondendo o seu comentário, me desculpe...eu só queria esclarecer algumas coisas.

A afirmação de Nietsche ao dizer que "Deus está morto" mostra que a humanidade está morta, e não Deus. O contexto é outro.

Podemos dialogar, mesmo sendo diferentes nesse aspecto. Eu tenho o direito também de discordar que vc está vivo graças a um amigo e a si mesmo. Estou convicto de que ninguém tem controle sobre sua vida, senão Deus.

Será que Ele( Deus) não te deu uma nova oportunidade de reconhecer o seu amor por vc?

As situações difíceis acontecem na vida. Acha que eu nunca me vi revoltado com Deus? Deus é tão bom que se permite até ser questionado. Ele é tão bom que permite até que vc tenha o direito de não crer nele.

Embora eu te garanta que sua vida mudará bastante qaundovc aproveiatr a chance de reconhece-lo pela fé.

Isso não é catequizar. Isso é falar do amor de Deus para as pessoas. Ninguém precisa mudar sua cultura em função do amor de Deus. A mensagem de Cristo é transcultural.

Zanfa said...

Só pra deixar registrado que eu já encontrei o livro na net, só falta eu terminar o outro. xD

Anonymous said...

Cara, belíssimo post, Saint-Exupéry e sua filosofia são extremamente complexos mesmo! Como seria interessante se o mundo não escolhesse as coisas pela aparência... Infelizmente ainda guardo resquícios disso em mim, mesmos resquícios este que me fizeram desistir da compra do pequeno príncipe a algum tempo atrás. A sorte é que mudamos... E que tivemos uma chance!

Parabéns... Seu blog será recomendado!

Ninguém said...

Sempre recomendei esse livro para todos os meus amigos! Lembro-me de que foi um dos primeiros livros que li quando era guria e que na epoca nao me fazia muito sentido! Depois descobri o extraordinario que se esconde naquelas paginas, um livro que fala sobre crianças, fabulas e rapozas que só se entende quando se é mais criança, não se crê mais em fábulas e rapozas são animais extramente perigosos!
Esse é o segredo do livro

Net Esportes said...

Pequeno Principe é um clássico dos clássicos, sensacional.........

JulianaGomes said...

Mew, sempre achei que era chatíssimo o livro!! nunca entendi o pq que todo mundo ama!! HAHA mas agora vou ver se leio!! hauha x))

bjo

Karin Kollnberger said...

É sempre salutar revermos nossos conceitos. Felizmente você reconheceu sua arrogância e voltou atrás a tempo de se encantar com o livro. A última vez em que li "O Pequeno Príncipe" eu devia ter uns 9 ou 10 anos (li 3 vezes). Acho que é um ótimo livro para introduzir as crianças no mundo da literatura. Não que um adulto não possa ler e aproveitar, é claro.

Tatiana C. Mendes said...

É, este livro é de fato uma lição de vida.

E interessante, em determinados momentos nos perdemos em nossa forma humana egoista de ser e damos valor somente as nossas coisas, aquelas que nos importam, esquecendo desta forma as pessoas que estão a nossa volta e que nos amam...

Você aprendeu uma lição dupla: com a vida, sua filha e ao ler o livro com um "outro olhar".

Parabéns, sua atitude foi sublime... Por ter enxergado de uma maneira diferente e ter reconhecido aqui, publicamente, que de certa forma cometeu um ato falho.

Um abraço e tudo de bom!

Um abraço!!

Anonymous said...

Eita blog popular...
toda vez que chego aki já esta na casa de 30 a 40 comentários...


eu nunca li este livro..faço das palavras da Flá as minhas....


abraço!

Karin Kollnberger said...

Obrigada pelo comentário no meu blog, mas o texto não é NADA feminista.
Beijo!

Marina said...

[b]Puts, eu nunca li esse livro!
Já vi peças de teatro, mas o livro mesmo, nunca.
Um beijo

César Schuler said...

adoro os slides que vc põe em cada postagem

Camila Passatuto said...

o interessante é q vc sempre foi o Pequeno Principe né?rsrsrsrs

nunca li o livro pq tb tinha a mesma opinião q tu tinha...essa semana eu pego ele na biblioteca...

ahhhh...e ela fala francesss rsrsrs, queria ter visto tua cara na hora kkkkkkkkkkkkk

Gilgomex™ said...

já me falaram tanta coisa sobre o pequeno principe...
tenho até medo de ler de novo o livro dele depois das coisas que ouvi...

e olhe que hoje tenho 28 anos...

na época que li tinha 8 e não tive medo nenhum.

coisasqueeuvivendo said...

Não sei pra quem foram as desculpas, mas eu tb me desculpo por ter achado infantil e sem sentido quando li o Pequeno Principe pela primeira vez. Na segunda já pude entender melhor, acho que to precisando de uma terceira leitura. Ele ta ali na estante me olhando.

Unknown said...

Oi lindo !!
Então.. coincidência pouca é bobagem.
Estava no msn sexta-feira e, levei a maior bronca, porque disse que não tinha lido "O pequeno príncipe ainda.

- Qual é o ser que nunca leu esse livro? disse ele.

Tratei de baixar rapidinho e, assim como vc, devorei.
Adorei.
Não sei como pude adiar tanto tempo.
Mas, antes tarde do que nunca, né.

Beijuxx
(vassourando)

rodrigocherene said...

muito bom o livro

excelente

paz

César Schuler said...

heheheh

Será que eu vou ficar famoso agora então?
:D

Murilo Zeneddine said...

Pois é.
É essa a ironia que quis apresentar.
Nós passamos o dia inteiro indo ao banheiro, perdemos boa parte de nossas vida nele. O que é necessário.
Assim é também para a política. Perdemos um tempo precioso "prestando contas" à política.
É um verdadeiro banheiro.

bjoo e valew pela visita, volte sempre

www.mzred.blogspot.com
Redação Publicitária

Vanessa Lee said...

Como assim vc não sabia que sua mulher fala francês???
Esse livro é uma viagem! Me lembra minha infância qdo passava o desenho na tv.

Gabriel Leite said...

Já tinha lido esse post.
Muito bom.
E vou até comprar o livro, nesta semana eu acho! UAHHUUU!

Cris Penha said...

Nossa que lindo a sua humildade de vir a público se retratar perante sua família. Temos realmente que acabar com certos preconceitos idiotas que rondam nossas vidas.

Bjos

DuDu Magalhães said...

Eu jahh li umas 3 vezes ele..

nossa!

eh "Magico"

Vitor Abreu said...

massa o livro é massa

Renata Andrade Chamilet said...

O Pqueno Príncipe não é um clássico à toa.
Bom, descobrir algo novo na mesma pessoa. Isso é motivo para se apaixonar de novo e sempre!

Unknown said...

Eu ainda não li o livro, pois sempre acho que tem muitos bem mais interessantes para ler. Mas depois do teu texto, não tem como não ler. Fiquei curioso!

abraço!
http://somdosom.blogspot.com/

Pai Xoxó said...

Eu li e adorei, a vida do escritor é mais interessante ainda.

Rômulo said...

Cara,
já namorei 4 gurias que ADORAVAMMM esse livro. Sempre em falavam dele, do quanto é fantastico, do quanto é profundo.
Lembro delas falarem de mundos que, em cada um deles, à uma lição moralista embutida.
Livr assim em fascina!

Com certeza, lerei ele nos proximos meses.

Anonymous said...

Nossa! Que texto lindo... No começo do post fiquei com ódio, porque AMO esse livro e leio sempre para sobrinhas. Mas depois eu adorei... vou sempre voltar...

ps: te encontrei na comunidade do orkut blogger!

bjos

Anonymous said...

Lega tenha lido o livro, porque você não pode fazer uma crítica sem antes ter lido a obra. abraço

Anonymous said...

muito bom o seu blog..parabns

Zanfa said...

Desmitificando o Pequeno Príncipe.

Não é um livro apenas infantil. =D

Diego Moretto said...

Pois é...o pequeno príncipe eu li aos 8 anos, pq ganhei de presente. E msm demorando pra entender, devorei o livro....talvez pela simplicidade e tal. Ano passado, durante umas férias aculturadas, novamente o li - alguem trouxe e tal e não tinha mais nada-, e me surpreendeu como a fantasia daquele livro vem de uma forma filosofica mesmo. Coisas q eu não percebi com 8 anos e que me fizeram encaixar com essa segunda leitura. É realmente um livro q cada um deve ter um exemplar.

Vlw pela visita e gostei do post... adoro o livro. Abração!

Descharth said...

Advinha quem deu a bronca na Bruxx por ela não ter lido o livro? Eu mesmo...

Recebi essa joía de um professor de ciências quando eu tinha 11 anos. O professor José Cardoso da Escola Municipal Mexico ( sim escola pública carioca)comprou cerca de 40 exemplares e deu de presente para todos os alunos da 5ª Série. Leu em voz alta e deu sua interpretação. Ficamos todos fascinados, segundo o professor o livro tem a mágica de ir mudando com o tempo...Sim a cada leitura você o interpreta de forma diferente.

Vou começar a lê-lo para as minhas filhas.

Descharth said...

Em tampo... Sua mulher fala Francês e você não sabia?

Rapaz....

Otávio B. said...

Toda vez que eu leio passagens desse livro eu tiro uma lição diferente...Gosto da obra.

Abraços

Polly said...

minha mãe tem esse livro...sempre falava para eu ler... mas pra ser sincera não gosto de ler :/ sei que é ruim...mas to pagando por isso agora...na facul uahuahua T+

Antonoly Maia said...

Oi amigo, já havia comentado nesse post!!
Um abraço!
www.ooohay.wordpress.com

hotspot_fortaleza said...

adoro esse livro...





http://hotspotfortaleza.blogspot.com/

bioblog said...

" tú te tornas eternamente respon´savel por aquilo que cativas!!!!" Eu amo minha rosa..
Essas são as frases mais marcantes do livro na minhaopinião! nunca é tarde pra ler!
No meu album do orkut tem uma foto minha ao lado do maior livro do mundo (O PEQUENO PRINCIPE) tirada na bieal do livro 2007.

Unknown said...

Nossa... Pequeno Príncipe nos traz grandes ensinamentos mesmo...
É verdade o que vc escreveu, muitas vezes pré julgamos as coisas por achar que somos "donos da verdade" e esquecemos que nas pequenas coisas podemos encontrar valiosos ensinamentos!
Parabéns pelo blog! Adorei!!
bjos

Marcela Ribeiro said...

Oi!! Eu que fiz o comentário no que tá anafabiarj
É pq tava logado no da minha irma!
Desculpe!
Parabéns mais uma vez!!Até breve! Voltarei mais vezes!!

Anonymous said...

Hum... caramba...

Belo ensinamento... Eu ainda não tive coragem de ler, mas um dia... Agora mais inspirado...