Tuesday, January 29

Diretor, kd meu script !!!!!!





Em 1927, no filme ‘The Jazz Singer’, o cinema falou pela primeira vez.

As pioneiras palavras de Al Jolson foram sugestivas: “Ainda não ouviram nada!” Oitenta anos depois, a frase soa agourenta.

Os roteiristas americanos estão em greve – gerando, se não apenas o silêncio, ao menos a repetição. Por enquanto, a mais afetada foi a TV, sobretudo as séries de ficção e os talk shows.
Convém realçar que as séries atuais são melhores que 99 por cento dos filmes de longa-metragem.
Hoje Hollywood visa sobretudo o público infanto-juvenil, que não tem saco para diálogos (, nem para enredos complexos (só o maniqueísmo simplório).

Além disso, os grandes planos, proverbiais na TV, estimulam as interpretações subtis. A greve arrancou a 5 de Novembro, promovida pela Writers Guild of América.

Segundo Michael Winship, presidente do sindicato, é o primeiro movimento a “defender o trabalho mental na economia digital”. Os roteiristas querem um salto de 0,3% para 2,5% sobre as vendas em CD (DVD, HD-DVD ou Blu-Ray) dos produtos que escreveram (bem como streamings e downloads pela net). Os produtores mandaram-nos pastar. O impasse forçou as emissoras a suspenderem programas e a ejetarem botox em velhos episódios das séries.
A coisa está preta: em 1988, uma greve semelhante durou cinco meses e causou ao setor perdas de 500 milhões de dólares.

Nos talk shows, David Letterman celebrou um acordo independente com os redatores e cortou no ar (com a ajuda de Tom Hanks) a barba druídica que tinha deixado crescer desde o início da greve. Já Conan O’Brian e Jay Leno (cujos roteiristas continuam na doca seca) estão numa enrascada. Inúmeros atores apóiam o movimento (e cantores, como Nelly Furtado). No domingo passado, a cerimônia dos Globos de Ouro foi tão animada como um velório (prejuízos calculados em 60 milhões de dólares).
A tremedeira exacerba-se com a aproximação da festa do Oscar, em Fevereiro – seria o fim da macacada. Afinal, as estatuetas adicionam dezenas de milhões de dólares às bilheteiras dos filmes (e às contas bancárias dos produtores). Enfim, uma encrenca épica. O autor francês Jules Renard observou uma vez que “escrever é a única profissão em que ninguém é considerado ridículo se não ganhar dinheiro”. Bom, isso acabou. A greve dos roteiristas deixou claro que, em pleno audiovisual, são eles que têm a faca e o queijo nas mãos.


Uma imagem vale por mil palavras.

Hammm...É?

Então agora tente dizer isso em imagens...

Eu acho tudo isso muito bom.

Afinal eu gosto mesmo é do cinema europeu...



post : by Young Vampire Luke

LESTAT NEWS

78 comments:

Anonymous said...

Ouvi falar na greve dos roteiristas americanos mas, só aqui pude ter a informação completa.
Quanto ao cinema europeu , é muito mais nobre!

Arthurius Maximus said...

Esse impasse é prova da ganância dos grandes estúdios. Nada mais justo do que dar um aumento pro pessoal em cima de um faturamento que eles sequer viam.

Hermano said...

Muita boa sua sacada no final! xD
E é... a crise tá foda. A segunda temporada de Heores parou no meio. Acho que essa temporada de Lost vai ser ainda menor do que o previsto.
Mas pelo menos vai ter. xD

Eles deviam ceder logo. Acabar com isso, os produtores são cheios da grana mesmo.
Ai o público ganha, os roteiristas e todo mundo fica feliz xD

abç

César Schuler said...

Estão certíssimos de fazer essa greve!

Pk Ninguém said...

Isso lá nos EUA em qualquer outro país sério funciona muito bem, pena que esse tipo de exemplo nunca serviria para o Brasil...

* Mariana said...

Como diz o pk, lá fora essas coisas funcionam. Se fosse aqui...
VIXI! Já imagina, né?
Passa lá
www.erasoumamenina.blogspot.com

Lalo Oliveira said...

O cinema europeu é relativamente melhor!
Mas nessa questão toda, dou razão aos roteiristas.

blog said...

Postei sobre o assunto em

http://mesmasletras.blogspot.com/2008/01/speechless.html

Os atores estão sendo solidários, mas a coisa continua irredutível. A questão é que os diretores tb ameaçam entrar em greve - aí não haverá quem leve adiante projeto algum.

É isso.

Anonymous said...

Interessantissimo o conteúdo do blog, mas principalmente pela forma descompromissada como resolveu fazê-lo.

Acho isso muito importante.

Parabéns.

Em tempo: as imagens em movimento são show.

Rafael Almeida Teixeira said...

eu gosto msm é do cinema brasileiro.

Lau said...

Concordo com o Alexandre, adorei a idéia das imagens em movimento.

Cinema é bom. Os europeus são mais criativas (sob meu ponto de vista) e podem dar cetras impressões diferentes dos outros polós conematográficos.

Mas, parabéns pelo blog x)

Boa Semana ;*

http://laseltsam.blogspot.com

Net Esportes said...

Esses roteiristas são uma classe tão unida assim ?? não sobrou nenhum que não aderiu essa greve ?? já cancelaram até o Globo de Ouro.... e o Oscar ?? o pessoal tinha é que improvisar de alguma forma, não sei se a reinvidicação deles é certa mas não podem ficar a mercê dessa rebeldia .........

Anonymous said...

Ótimoooo post! Também gosto muito de cinema, mas brasileiro! =]
Abraços!

Brasília said...

os filmes ingleses sao os melhores, e concordo com o q vc disse, os filmes estao muito sem motivo, sem enrredo, qalqer coisa vira fime...


aff


valew

BLOGDOED said...

Grande Vampiro!

Excelente post!

Olha, essa greve vai longe e é muito legal ver os caras da grana com a faca no pescoço (hehehe).

O mais legal ainda é que vários atores estão do lado dos roteiristas. Não há o cagalhaço que há no Brasil entre atores e jornalistas qunaod há uma reivindicação.

O blog do Azenha (luiz Carlos Azenha) tem fala do muito sobre essa greve.

Será que acaba antes do Oscar? Na boa, adoro cinema, mas to querendo ver o circo pegar fogo! hehehehehehehe


Abraços, Vampirão! Ah, não esqueça de por camisinha no dente pra sugar sanggue hein?

Esse é o maior mal do
Vampiro moderno

BLOGDOED said...

Aliás, esqueci de comentar, segundo o blog do Azenha, os roteiristas querem ter participação nas vendas de suas obras de outras mídias, como DVD e Tv, por exemplo.

Pelo mesmo motivo, a FOX brasileira demitiu o dublador dos Simpsons.

andre miolo said...

Perla primeira vez, depois do atentado de setembro, onde a queda das torres colidiram-se com o imaginário mundial, e naquele dia que me lembre o mundo era todo um grande filme norte americano, creio que essa é a primeira vez que um movimento de trabalhadores consegue reparar um grande erro existente nesse sistema de geração de capital. Pensar que uma greve nos tempos atuais, onde o trabalho anda vulnerável, paralisa por um todo uma grande industria do entretenimento mundial é, de certo modo, uma reviravolta nos modos de produção. nessa fico do lado dos roteiristas, mesmo porque como vc bem disse, e que eu tb concordo,o trabalho mental em muito não é lá de grandes valias, mas sem ele não se move em nada o imaginário 9individual e coletivo) humano.
Grande texto, rapaz! Tá de parabéns pelo Blog.
Vou voltar aqui mais vezes
andré
www.maquinomovel.com

Unknown said...

Já faz muito tempo que essa greve está rolando, e os maiores prejudicados somos nós que temos que ficar esperando as nossas séries voltarem ao ar.
Ma realmente só assim pra eles darem o valor merecido aos roteiristas que poucos achavam ser tão importantes

Unknown said...

Essa greve já vem rolando faz um bom tempo, e os maiores prejudicados somos nós que temos que ficar esperando o retorno de nossas séries.
Mas só assim para os roteiristas mostrarem seu verdadeiro valor, que até então todos pareciam achar dispensáveis.

Vagabundoo said...

Concordo, realmente uma imagem vale mais mesmo!
ótimo blog!!

o'Ricci said...

se depender do lado pragmático da humanidade, essa greve será muito bem apoiada =p

belo post

Pajeú said...

sabe ese blog aqui:
www.gurti.com

então, eu divulgo mas não é meu
o dono é hoem, portantpo não é "moça"
obrigada mesmo assim

Anonymous said...

Hum bem que a gente podia fazer greve também né? Num assisti alguns filmes num comprar DVDs,CDs,etc.
aiuhauauhauhauhuahua
Bom gostei do bagulho das imagens que o cê falou no final muito criativo.

KááH said...

Hum, não gosto de Hollywood, mas nem tudo no cinema americano pe trash.. os clássicos são os melhores.
Fiquei sabendo da greve, mas não sabia que tava tão assim, já... E quanto as séries? Sei lá, eu , pessoalmente ainda prefiro os filmes.

KááH said...

Então, sobre a greve, eu nem sabia direito que tava tão assim. Mas tenho que discordar: Os clássicos americanos são, na minha opinião, melhores que os europeus, e eu ainda prefiro o cinema às séries

Clécio Matheus said...

bom, se tu gosto mesmo, ta convidado a acompanhar........hehehe....
e esta convidado a olhar os outros posts........

http://teamgeek1604.blogspot.com/

FLOW........

ADILSON JORGE said...

Antes, na greve que durou cinco meses, os roteiristas brigaram com pequenos, hoje a coisa é diferente. Estão batendo de frente com grandes conglomerados de comunicação. Acredito que a situação chegou à isso porque os sindicatos não se preocuparam em adaptar as leis da categoria com o avanço da tecnologia. Hoje, um roteirista trabalha para cinema, TV, internet, celular etc ... E os produtores preocupados em ganhar mais e mais.

Uma dica: assistam o vídeo que o ator e diretor Woody Allen fez em apoio a greve, Deve ter no YouTube.

Concordo que as séries estão melhores que os filmes, que de uns tempos para cá me ganham mais pela fotografia, trilha ... do que pelo roteiro.

Abraços
www.blogonews.blogspot.com

Nana Lopes - @Nanamada said...

Também compartilho de seu gosto pelo cinema Europeu.
Hoje em dia pouco vejo, o americano...

Anonymous said...

Falou em greve é comigo mesmo!!!
Fico muito feliz quando vejo pessoas insastisfeitas levantando a cabeça e indo a luta.

Bjs

Arne Balbinotti said...

Concordo com eles... vejo por mim mesmo (nossa como sou convencido) quando escrevi a minissérie no meu blog, eu fui um roteirista, digamos assim, dai pegam ela, colocam atores bonitinhos, efeitos especiais, algumas bundas e uns peitorais também, por que nem todos os telespectadores são homens heteros, existem mulheres e gays, mas isso nao vem ao caso, voltando, se eu não tivesse escrito, ou seja, tivesse feito o roteiro, nada aconteceria, por que a ideia veio da minha cabeça e nao do bumbum ou peitoral do ator, muitos menos dos diretores e dos grandes estúdios.
Greve apoiada e aplaudida.

Julio said...

O impasse é de direito. Os roteiristas são muito menosprezados e apagadinhos, mas com a greve mostraram que sabem fazer barulho. E os Speechless estão muito bem feitos.

Feänor said...

Eu não tenho nada a ver com a greve, mas eu apóio INTEGRALMENTE a luta dos roteiristas! É um franco absurdo o que a máquina exploradora de Hollywood faz com estes profissionais: eles CRIAM a idéia, mas não recebem quase nada por isso!! Eu sempre imaginei que CRIAR algo é, no mínimo, tão difícil quanto EXECUTAR esta mesma coisa...

Isso me faz lembrar de uma entrevista do Al Pacino... Não lembro em que ocasião... Enfim, o entrevistador disse algo assim a ele (se referindo à sua fala quase final no Advogado do Diabo):

"Em 10 minutos de fala, o senhor quase conseguiu me fazer virar ateu"

Ao que o mestre responde algo como "não podemos esquecer que o mérito é de quem escreveu o texto..." etc etc (não lembro as palavras exatas). - Um adendo: por isso o Al Pacino é um cara que eu admiro: o verdadeiro gênio, penso eu, não é aquele que concentra méritos, mas sim, que os reparte de maneira justa...

E ele tem razão! O ator declama, mas as belas palavras são escritas por homens anônimos, ocultos... Dos quais, muitas vezes, NUNCA ouvimos falar!

Por isso, eu apóio a greve dos roteiristas!!!

Anonymous said...

caraaaaa, que blog! hahaha
o meu é novo, tem 3 dias so!
adorei teus posts
vou passar sempre por aqui de agora por diante, um beijasso!

César Schuler said...

cara, pesquisa sobre ela, Érika Martins, só toma cuidado pra não se apaixonar também :)

Zanfa said...

Fico triste pelas minhas séries favoritas serem decepadas pela metade, mas acho isso certo, afinal o que esses produtores malandros ganham em cima dos escritores não é brincadeira.

E ainda bem que o Letterman voltou, é o único Talk Show que eu assisto. =p

Henrique Monteiro said...

Fiquei sabendo que os roteiristas estavam de greve, mas lendo a noticia aqui ficou mais claro para mim.

Quero só ver se vão tratar logo de continuar Heroes ou se vão ficar enrolando...

Romulo Stantz said...

Realmente, eles tem o direito de reclamar...

Greta Manilla said...

É , meu amigo, a situação tá russa.
Eu também prefiro o cinema europeu,
mas, mas não quero que o cinema americano se foda de vez, né?!
Até que eles fazem direitinho, às vezes. rsrsrs.

Beijão.

Lalo Oliveira said...

Os roteirista estão certos, repito. É como escrever um livro ou gravar um disco e n ganhar nada por isso em percentual!

Erika Lira said...

Eu so totalmente a favor da greve(pelo direito q os roteiristas tem) mas olhando por outro lado nos estamos sendo muito prejudicados, porque as series estão atrasando nos EUA e vai demorar mais para passar aqui.

Thaty said...

Ah se aqui fosse igual mtas coisas não estariam como estão.. bjs

* Mariana said...

Eu gosto de CINEMA! O cinema bem feito, não importa de onde venha...

* Mariana said...

Eu gosto de CINEMA! O cinema bem feito, não importa de onde venha...

Pajeú said...

ESSA ÚLTIMA FRASE AÍ É DO mILLÔR fERNANDES, NÉ? EU TAMBÉM GOSTO MUITO DELE

Jeff... said...

A greve ta longe de acabá acho eu, agora começaram a negociar de novo, mas os estúdios vão voltar atrás, por causa da grana, é muita grana, e eles não querem abrir mão.

E sinceramente, eles que se matem, o cinema nacional anda bom últimamente.

young vapire luke lestat said...

Respondedo a Mirian......
a frase "IMAGEM È TUDO " etirei da pubrlicidade do refrigerante que não me lemgo mais o nome ....
se o Molô falo ago parecido , não sabia.....

obrigado por seu comentário..,


[]s L.Sakssida

Climão Tahiti said...

Com esse impasse quem ganha é a concorrência e países onde a greve ainda não ocorre.

Será que a cerim6onia do Oscar acontecerá? Se não acontecer, a Globo vai chorar. =p

Unknown said...

Oi querido!
Saudades de vc!

Quanto ao post:
Acho justa a causa da paralisação dos roteiristas norte-americanos.
É muita grana gerada... e eles ficam chupando o dedo.

Em tempo:
Penso, quello le composizioni più graziose di amore, io sono italiano.
Sono lettere così profonde... quel così intenso lo trasportano nelle ale dall'immaginazione.
Debitore per le relative parole.
Mille baci.
*

Arcanjo D'Prata said...

Hallo, wie geht es Innen? Seu blog é "pouco" badalado, hein, rsrs. É, cheguei no seu orkut através da comu dos Blogs, aquele tópico d comentar no de cima, então, comentei no seu, mas acho que vc não leu. Nem o culpo, com trocentos comentários, das ist aber voll hier, rsrsrs.

O fato é que o nome "Lestat" clamou a minha atenção. Li "Entrevista com o Vampiro" e fiquei abismado com o talento de Anne Rice e de Clarice Lispector. Até hoje, se tenho algum resquício de admiração pelo vampirismo, grande parte é pela influência de Anne.

E avante aos direitos dos roteiristas! É impressionante como os escritores em si são pouco valorizados. 0,3%??? Absurdo! Já escrevi um livro, e quando soube que o autor só lucra 10% do total, fora os 10% do agente literário... tô fora, bem-vinda produção independente!

Seu nome é Luke ou Lucas? Se for Lucas, então você é meu xará. Abraço, e sempre que quiser dá uma passada lá no meu blog! Será sempre bem-vindo!

Judy said...

Pena que só la fora isso funcione =//

Particularmente prefiro 100% o cinema europeu.

obs.Blog muito legal.
bj.

Karen Lima said...

não sei muito sobre o assunto, mas achei muito interresante!
vc escreve muito bem, sabe se expressar!
parabéns!

beijos, aparece no meu blog tmb!

t+

Advogado said...

Infelizmente o cinema tem se contaminado com o a tv, é o vale tudo pela audiência que acaba por instalar a "greve de criatividade e ousadia", não se ousa pelo medo de perder.

O cinema europeu é mais artistico que o americano que se mostra muito refém de efeitos e enredos heróicos. Acho que mostrar a realidade em arte é o que falta aos americanos, mas não sei até que ponto um americano assistiria filmes assim.


grande abraço! Melhorando bastante a escrita grande amigo...


www.hugomeira.blogspot.com

Advogado said...

o cinema americano está se tranformando em uma cnal de tv de duas horas únicas, escravisado pela mesmice, por medo de ousar e perder oq mais preza: bilheteria


Resultado: A arte é posta em segundo plano, em detrimento dos efeitos especiais, enredo mirabolante e personagens espetaculosos.

A simplificidade, singeleza e detalhismo do cinema está sendo morta...


grande abraço , escreves cada vez melhor...


www.hugomeira.blogspot.com

Fernando Assad said...

E quem achava que Hollywood, a terra dos ricos, não ia passar por um problema desses hein? Mesmo com tanto dinheiro, eles ainda conseguem passar por estas situações, e os espectadores acabam ficando na mão.

Até!
http://novelodigital.blogspot.com

Unknown said...

valeu por comentar no meu blog!!!!!
gosto muito de lestat.... e eu assiti o filme tmb.... adorei....
seu blog é otimo... qnd quiser pode passar lá no meu....

http://paulaportesbailey.blogspot.com/

Unknown said...

ahhhhhhhhh!!!! eu adoro lestat!!!! e assisti o filme tmb, é maravilhoso.... seu blog é otimo, qnd quiser, pode passar lá no meu...
http://paulaportesbailey.blogspot.com/

João Rebello said...

nem sabia que continuavam de greve, seu blog é bem informativo, eu prefiro series como friends, ER... rs
abraço

Unknown said...

Eles tem toda razão em fazer essa greve... O impasse é prova da ganância dos estúdios. Gostei muito do blog. Parabéns e suceso! Comenta lá no meu também:
http://www.portalespetacular.zip.net

Sidcafeína said...

...que façam greve mesmo, assim as coisas podem melhorar.

Unknown said...

Legal o post. Acaba informando quem só ouviu falar da notícia. Ainda bem que o cinema europeu e as minhas séries (canceladas XD) favoritas não serão atingidas por tal fenômeno...

Bernardo Lima said...

Acho a greve válida, mas estou sendo prejudicado tb, pois estava acompanhando veemente ao seriado Heroes e ele deu um stop de repente..rsrs

Abraço!

Osmar Mesquita said...

essa crise ta muito foda..
a única coisa que se tira disso saos as piadinhas que agente v por ai ...
hehe

muito bom o final...
parabens


http://bombadigital.blogspot.com/

Marco Alcantara said...

Ah mas fodeu.

Esperava que Lost que eu acompanho não fosse atingida com a greve.

Alias eu ao menos sabia direito o por que da greve seu post conseguiu me informar bem.

valeu!

Ricardo Moreira (Krusty) said...

Quero ver os caras mantendo a greve até o Oscar...

Feänor said...

Apesar da greve e de apoiá-la, eu não sei não... A corrente sempre estoura no elo mais fraco...

Até agora, nenhuma novidade nas negociatas... Quero ver como termina essa novela.

Feänor said...

Onde que eu encontro um site que tenha o nome dos atores que apóiam a greve dos roteiristas? Tava curioso pra saber isso...

Unknown said...

Gostei de ver vc passando informação para pessoas, o blog tmbém serve para informar. Gostei do que lí. Parabéns. Bjsss.

Frank HW said...

A maioria dos filmes americanos não precisa de roteiristas mesmo, hehehe

Abração pra ti!

Descharth said...

A César o que é de César. Uma imagem vale mais que mil palavras, mas é sempre preciso algumas palavras para descrever a imagem que falará pelas mais de mil palavras.

Isso desde o cinema mudo.

Blog Esponja said...

Acho que eles têm toda razão em fazer essa greve.
Não é sempre que sou a favor de greve. Mas em certos casos é necessário e este é um deles.
Os produtores e estúdios americanos jamais sentariam para conversar com os roteiristas normalmente sem que houvesse uma pressão por parte da categoria.

São bilhões de dólares ganho por produtores devido as histórias escritas pelos redatores e nada mais justo que eles tenham uma parte um pouco melhor sobre esse bolo.

Blog Esponja ®
www.blogesponja.net

Blog Esponja said...

E na verdade o comercial de refrigerante que tu se referiu respondendo pra Mirian é da Sprite e diz "imagem não é nada, sede é tudo".

O refrigerante quis brincar com o ditado que diz "a imagem fala mais que mil palavras". Ou seja, o ditado coloca a imagem como algo mais importante que qualquer coisa, inclusive a qualidade de um produto ou o dialogo em um filme.

Blog Esponja ®
www.blogesponja.net

Gustavo Marinho said...

Muito bom seu texto. As postagens anteriores andei confirindo e também estão ótimas.

Renan Paglia said...

Estão certos em fazer greve....

Koga said...

Vim aqui agradecer o comentário feito no blog e dizer que o seu blog é muito interessante
gostei da forma como abordar os assuntos, é bem envolvente
está de nota 10

Petter said...

Até certo ponto da greve eu tava do lado dos roteiristas, mais recentemente os contadores dos estudios foram averiguar e viram que a ABC tava pagando ele SIM por episódios exibidos na internet
Agora nao sei mais de nada, só quero que acabe logo
Abç's

Osmar Mesquita said...

hehe muito bom..
uhuahsuahus

Ed Cavalcante (POST SÉRIES) said...

COMO TODO SINDICATO, TANTO LÁ COMO CÁ, TÊM VÁRIOS INTERESSES EM TORNO DESSA GREVE. A QUESTÃO NÃO É MERAMENTE SALARIAL. OS ROTEIRISTAS DE HOLLYWOOD SÃO OS MAIS BEM PAGOS DO MUNDO!

ED CAVALCANTE said...

A GREVE DOS ROTEIRISTAS PASSOU DOS LIMITES. NÃO AGUENTO MAIS ESSE ASSUNTO. SOBRE O CINEMA EUROPEU, EU SOU APAIXONADO PELOS FILMES ITALIANOS, PRA MIM É A NATA DAQUELE CONTINENTE!