Tuesday, October 10

AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS SAEM EM DEFESA DE SEUS DIREITOS AUTORAIS

Göttingen-DE - As agências de notícias de todo o mundo estão enfrentando problemas na justiça pela multiplicação de fontes de conteúdo e modelos de distribuição na internet, como o Google, pela proteção de seus direitos autorais.

"Trata-se de uma luta democrática para defender nossos direitos que são também os direitos de nossos clientes", disse neste sábado no México Pierre Loutte, presidente diretor-geral da Agência France Presse (AFP), a mais antiga do mundo.

"A era digital trouxe uma proliferação de fontes de informação que alterou também os velhos modelos de distribuição de conteúdos", afirmou Loutte na 62ª Assembléia Anual da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) que está sendo realizada na Cidade do México.

As novas formas de divulgação de notícias, como os blogs, o site YouTube, entre outros, são baseados em "modelos de contribuição" que, em princípio "impõem um novo desafio para a cadeia de valores das agências" e que deve ser superado em respeito à nova concorrência, admitiu.

Diante disso, as agências têm como primeira meta "reforçar sua maior prioridade: os altos níveis de verificação e a confiabilidade de sues conteúdos", continuou.

A agência britânica Reuters decidiu, por exemplo, fazer uma espécie de associação com os donos de blogs, concedendo recursos financeiros para terem certo controle de confiabilidade nessas informações e assim criar uma "comunidade de informantes", disse sua redatora chefe, Betty Wong.

A AFP entrou com uma ação na justiça ano passado contra o Google, acusando o site de busca da internet de infringir as leis de proteção de proproedade intelectual, por utilizar sem prévio acordo suas fotos e seus textos.

"Concordamos com a luta da AFP e nos solidarizamos (...) As agências defendem posições comuns frente aos grandes sites de busca", disse Alex Grijelmo, presidente da agência espanhola EFE.

"Estamos dialogando com o Google (...) os conteúdos são das agências e devemos exigir que nossos direitos sejam respeitados", concluiu.

Alex Grijelmo ainda não descobriu, que hoje qualquer pessoa pode ter a informação antes que qualquer grande jornal.
Os tempos são outros e o novo substitui o velho...

E a prova disto é nossa matéria anterior sobre a venda do Youtube para o google, foi postada no mesmo momento do fechamento da bolsa de N
Y-USA.
Antes 5 minutos do NewYork Time

Fazer o q???????? neh!!!!!!!!!



POST:Young Vampire Luke

LESTAT NEWS

No comments: