Tuesday, October 10

SÓ UM "IDIOTA" COMPRARIA O YOUTUBE, DIZ INVESTIDOR AMERICANO



Mark Cuban, veterano de investimentos na internet, afirmou que empresa viola direitos autorais e que será processada até a extinção



O bilionário investidor e veterano da internet Mark Cuban manifestou opinião negativa sobre o YouTube, site que permite a distribuição de vídeos, dizendo que só um "idiota" poderia adquirir uma empresa com tantas possibilidades de sofrer processos.

Cuban, co-fundador da HDNet e proprietário do Dallas Mavericks, time de basquete da NBA, disse que o YouTube deve ser "processado até a extinção" devido a violações de direitos autorais que promove. "Eles estão simplesmente violando a lei", disse a um grupo de anunciantes em Nova York. "O único motivo para que ainda não tenham sido processados é que não surgiu ninguém com dinheiro suficiente para bancar uma ação."

O YouTube distribui vídeos curtos criados por pessoas comuns. Sua popularidade, com mais de 100 milhões de vídeos vistos a cada dia, estimulou especulações sobre a possibilidade de que seja vendido ou abra seu capital. O site também atraiu atenção negativa porque é freqüente que os usuários coloquem no site material protegido por direitos autorais.

O advogado brasileiro Renato Opice Blum também acredita na hipótese de processos. “É possível que isso aconteça com o YouTube, assim como foi com o Napster. Do ponto de vista jurídico, o site de vídeos apresenta ainda mais complicações, considerando a violação de direitos de imagens e a privacidade das pessoas expostas'', disse ao G1.

Esta hipótese se baseia em um padrão estabelecido nos últimos anos: sites oferecem arquivos gratuitamente, fazem grande sucesso, despertam a ira da indústria do entretenimento e são obrigados a fechar. Foi o caso do Napster, primeiro site de troca de arquivos de música on-line, que explodiu em 1999 e pediu falência em 2001.

O YouTube, que atrai cerca de um terço da audiência norte-americana de vídeos on-line, três vezes mais espectadores do que o Google e duas vezes mais do que o MySpace, está trabalhando em acordos de licenciamento com gravadoras e redes de TV, para garantir que estes grupos recebam pagamento quando usuários assistirem a conteúdo protegido.

Neste mês, o YouTube anunciou seu primeiro acordo com uma grande gravadora para distribuir vídeos musicais legalmente, assinando com o Warner Music Group, que distribui os trabalhos de astros pop como Madonna e James Blunt.

POST:Young Vampire Luke

LESTAT NEWS

No comments: