Wednesday, February 20

Fim de uma era....Cubanos esperam com urgência uma mudança




A doença conseguiu o que nenhum inimigo foi capaz: a renúncia à presidência. Na prática, porém, não é um afastamento porque a sua influência estará omnipresente. Ninguém espera mudanças drásticas porque Raúl Castro é da mesma escola e viveu sempre à sua sombra....

Raúl Castro tem muito trabalho pela frente, após a renúncia do "líder máximo" Fidel Castro, uma das maiores figuras políticas do século 20. Uma mudança é o que mais querem os cubanos, diz Oliver Pieper.

Cambio é atualmente a palavra mais pronunciada em Cuba. Mudança, isto é o que querem principalmente os jovens cubanos, que não conhecem outro chefe de Estado senão Fidel Castro ou seu irmão Raúl, que conduz o governo há quase dois anos.

Cerca de 75% dos cubanos nasceram depois da revolução de 1959 com seu lema "patria o muerte". Com a renúncia de Fidel Castro a todos os seus cargos no Estado, fortalece-se a esperança de que algo mude.


Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Oliver PieperNão deixa de ser estranho que justamente no país dos arquiinimigos, os EUA, as pessoas nutram igualmente a esperança de uma nova política. Lá também a palavra mágica é mudança, change, com a qual o candidato à presidência Barack Obama encanta as pessoas.

Só que o caminho ainda é longo até que haja uma nova política entre os Estados Unidos e Cuba. Tanto que Obama provocou uma onda de indignação, ao dizer num debate televisivo estar disposto a um encontro com os líderes políticos de Cuba, sendo repreendido por isso por sua concorrente Hillary Clinton como ingênuo.

Raúl Castro, que com seus 76 anos pode ser perfeitamente visto como um presidente de transição, vai permanecer em seu curso de abertura progressiva de Cuba, seja na política econômica, seja com uma aproximação da União Européia, mas uma melhora das relações com os EUA ainda não faz parte da agenda política.

Nem pode fazer parte ainda, enquanto o "líder máximo" estiver vivo. Fidel Castro continuará agindo nos bastidores na condição de elder statesman, e publicando suas sabedorias acerca da política mundial no Granma, o jornal do partido.

Mas na verdade Cuba tem outros problemas completamente diferentes: o catastrófico abastecimento da população com gêneros alimentícios, por exemplo; o fato de que os cubanos precisam viver com o correspondente a 30 euros por mês, quando seriam necessários 80 euros. E a evasão dos jovens cubanos com boa formação, que vão tentar a sorte no México, nos EUA ou na Europa. Cuba – basta dar uma olhada na Havana cada vez mais decadente – tem o padrão de um país em desenvolvimento.

Portanto, muito trabalho para Raúl Castro, que será nomeado oficialmente como novo governante pela Assembléia Nacional e pelo Conselho de Estado. E trabalho que deveria ser realizado o mais rapidamente possível.

Em 1º de janeiro de 2009, Cuba festejará os 50 anos da revolução – no mais tardar, então, o novo chefe de governo deverá estar em condições de demonstrar seus primeiros sucessos. Mesmo que estes sucessos estejam apenas no fato de que a espera e a estagnação venham a se converter, finalmente, em um futuro – com uma mudança, por menor que seja.

___________________________________________________________



Quaisquer que sejam as circunstâncias, é sempre um dia bonito aquele em que uma ditadura desfalece um pouco mais – a renúncia de Fidel Castro, o mais antigo ditador no ativo (a governar despoticamente há 50 anos), comprova que o regime cubano está preparando alternativas desesperadas à sua figura carismática que sejam capazes de manter os privilégios da elite dirigente.

Primeiro vai tentar imitar a Síria e a Coreia do Norte, convertendo-se numa espécie de monarquia – o irmão do tirano, Raul Castro, deverá ser entronizado como sucessor. Dizem que tentará a receita chinesa: alguma liberdade económica mas nenhuns direitos políticos.

Mas os cubanos não possuem a submissão oriental – não acredito que resulte. Mal se descubra a panela de pressão um bocadinho, os cubanos quererão viver como os seus irmãos, os milhões refugiados na Florida.

E ainda bem.





Post: by Young Vampire Luke


LESTAT NEWS

28 comments:

Blog Esponja said...

Como disse um jornalista da Globo, "Fidel pode não ser unanimidade, mas com certeza é parte marcante na politica mundial.

Mas apesar de ser um cara "duro de matar", ele com seu regime fez de cuba um país totalmente isolado e lascado depois que a URSS faliu.

Tenho dois amigos que se formaram em medicina em cuba e os dois sempre diziam que cuba é bom para os turistas e msm assim os que têm grana, pq para os moradores era um verdadeiro tormento.

Eles não têm motivação nenhuma e liberdade de expressão simplesmente não existe por lá.

Não sei até que ponto foi bom ou ruim esses 49 anos dele no poder, mas uma coisa é certa. Ditadura é sempre ditadura e alguém sempre paga essa conta. Infelizmente geralmente quem paga é o povo (muitas vezes com a própria vida).

Blog Esponja ®
www.blogesponja.net

Anonymous said...

pois eh
ateh que enfim
mas fala oq pro fidel?jah vai tarde

hehehe c kiser da uma pasada nu meu

http://losfanfaroes.blogspot.com

e

http://ehtudoloco.blogspot.com

blog said...

Sempre fica no ar aquela frase do Nelso Rodrigues:

"Cuba é uma Paquetá que os amercanos, se quiserem, afundam em quinze minutos"

Bem, as relações são conturbadas. Sempre foram. Cuba foi lupanar dos EE.UU. durante o goverto Fulgêncio. Fidel e a rapaziada mudaram as coisas - em muitos casos, para melhor.
Essas mudanças (necessárias) estão associadas a políticas externas e, acima de tudo, a liberdades.
Aí sempre esteve o pecado insular.

Sua postagem foi exata, cara.
Parabéns.

Lucas Conrado said...

Eu acho que com a saída de Fidel, os EUA podem tentar uma aproximação com o país e o "comunismo" pode acabar...
Isso se nao inventarem que os cubanos tem armas de destruição em massa e transformar a ilha num novo iraque...

Zanfa said...

Acredito que com a entrada de um democrata no poder dos EUA e a eminente morte de Fidel (sim, pq mesmo renunciando ele continuará mandando naquela ilha), as coisas irão se arrumar e o país poderá enfim, evoluir.

Nelson L. Rodrigues said...

Acho que o papel de Fidel na história foi importante, cuba era um bordel dos EUA. Infelizmnente mudanças sociais exigem certos esforços. Mas a população de lá gosta dele, uma pessoa assim deve ter algo de bom!

Davi Arloy said...

Vou te falar que estava lendo em algum lugar, uma matéria que dizia que a comunidade cubana nos EUA não estavam muitos animados com a saída de Fidel porque é muito provável que o irmão de Fidel assuma seu cargo né?! Então, as mudanças tão esperadas ainda devem demorar um pouco pra acontecerem.

Abs

http://calcajeansehavaianas.blogspot.com/

Arthurius Maximus said...

Sem dúvida alguma, Fidel é um vulto histórico e ocupou seu lugar na imortalidade da história.
Cuba, somente após a sua morte, poderá escolher se parte para uma democracia mais liberal ou mergulha de vez numa ditadura sangrenta.

Jéssica Avelar said...

brigada ^^

boa postagem..

não sei se com a saída de Fidel Castro venha mudar alguma coisa, o irmao dele assumindo acredito q continue o que ele estava fazendo

César Schuler said...

isso vai render alguma questão na prova de história do vestibular

Johnny M. said...

Fidel está além da simples humanidade. Não sou fã dele, sou, sim, um critico, um duro critico, mas o carisma e a importância história desse homem é algo gigantesco. Lula foi muito feliz ao dizer que Fidel é o último grande mito vivo.

Meg said...

Fidel se foi, mas será que as coisas em Cuba vão memso mudar?É esperar pra ver!

MãE dE QuEm?? said...

brother eu tinha adorado seu texto. até que eu estava quase terminando qdo me deparo com algo....
"os cubanos quererão viver como os seus irmãos,"

no coments

Diom said...

Já estava mais do que na hora. Ninguém pode se perpetuar no poder sem corrupção e outras dezenas de coisas indesejáveis.

Debora Ferreira said...

foi ingenuidade mesmo... ele disse que era 'so um amistoso' e nao sabia que a confederaçao ia dedurar ele... hehehehehehe

Arne Balbinotti said...

Dessa eu não sabia... sou contra o regime no estilo Fidel, ou qualquer outra ditatura disponivel.
Dizer não a ditadura é dizer sim a liberdade democrática, cultural e humana.
Abraços e que Fidel descanse em paz... eu sei que ele não morreu... AINDA.

Angéllica Santos said...

algumas coisas se manterão iguais, mas toda mudança decorre gradativamente, creio que já foi um grande passo p/ os cubanos essa renuncia...
e não acredito que o sucessor terá tanta força como Fidel, [devido as circunstâncias em que ele tomará o cargo].




visite-me
http://sushidebanana.blogspot.com/

Bodão said...

putz, esse seu post e de puta impacto social, bem elaborado, parabens

Fermina Daza said...

É...não tenho a mesma opinião que a sua, mas respeito.
Acho interessantes visões políticas no blog.

Acho que Cuba tem belos exemplos e tal, apesar de saber da influência dos E.U.A no país.

Bom, melhor me calar.
O meu comunismo não tem espaço mesmo, nem em Cuba, nem em lugar nenhum...

Beijus;
Passarei mais vezes.

(Didixy) Conquistadores said...

É uma pena mesmo. Um dos únicos políticos exemplos da história mundial. O que será agora de Cuba? Com certeza será consumida pelo capitalismo.

Enfim, única e solitária não se vive até o fim assim.

Até +

Juliana Lourenço said...

Mudanças em Cuba era algo quase utópico... e agora não faço a mínima do que vai acontecer! Só espero que não saia uma guerra seja lá qual for o motivo.

www.jlouthings.blogspot.com

Vagabundoo said...

O futuro de Cuba e
dos Cubanos com certeza
é uma incógnita que
só o tempo irá decifrar.

www.arenageek.wordpress.com

ED CAVALCANTE said...

O JORNAL NÃO DEU ÊNFASE A NACIONALIDADE DO BEN JOHNSON, ELE RENEGOU-A. QUANDO ELE ERA O CAMPEÃO, ERA CANADENSE. QUANDO ELE FOI ACUSADO DE DOPING, PASSOU A SER JAMAICANO NATURALIZADO.

Climão Tahiti said...

O maior problema de Cuba nunca foi Fidel, foi o embargo.

Se não existisse o embargo hoje Cuba talvez fosse que nem a China, mas que ao invés de exportar pirataria exportaria charutos e açucar.

ED CAVALCANTE said...

tenho a impressão de que a ilha de cuba agora vai viver um período de calma. Fidel teve sua importância, virou mito. sua ausência vai fazer bem a Cuba!

Antológico said...

legal seu blog, bons posts, bons assuntos.
http://dgaraujo.blogspot.com/

s2 said...

uhahahahaaa..
aH..você entendeu o que eu quiz dizer!
+ mudando de assunto!
Achei o teu bolg muito legal!!
parabéns.. ta muito massa msmo!
:)

s2 said...

cara é msmo?!
:0
eu tbm num ligo de abraçar ninguem não + quando eu postei esse "texto"
me deu uma vontade de abraçar alguém + num tinha ninguém por perto!
:(