Monday, February 25

Simone de Beauvoir - Aberta a caixa de pandora!!! O orgasmo feminista




Simone de Beauvoir, que nasceu há cem anos, deu a luz ao feminismo (também no sentido Iluminista). Mas, na França, as solenidades do centenário estão sendo abalroadas pelo sexo da autora de ‘O Segundo Sexo’. Foi aberta uma caixa de Pandora, com o lançamento de dúzias de livros e documentários de TV sobre vida sexual da escritora.

O reboliço ofuscou tributos como a atribuição do nome dela a uma ponte sobre o Sena ou um reverente simpósio na Sorbonne. O ‘Nouvel Observateur’ estampou-a nua na capa, o ‘L’Express’ interrogou-se se o país estava finalmente pronto para desafiar o ícone, e o ‘Le Point’ destacou uma nova biografia que acusa Simone de “libertinagem calculada”.

Isto é: ela terá professado um ocasional lesbianismo só para chocar. Mais: a pensadora sofria de “complexo de Pigmaleão”. O Pigmaleão, claro, era Sartre. O par, conhecido como “o Fred Astaire e a Ginger Rogers do Existencialismo”, nunca casou nem viveu junto – manteve até ao fim uma “relação aberta”, baseada na “honestidade”.

Porém, o que as investigações indicam é que a matriarca do feminismo sujeitou-se ao patriarcalismo do filósofo, um tipo glacial, mandão e machista (enfim, o estereótipo do “marido burguês”).

Pior: Simone volta e meia fazia de alcoviteira de Sartre, ajudando-o a seduzir jovens alunas (o filósofo não era propriamente um galã). Nas suas sofridas memórias, Bianca Lamblin conta que, ainda na cama de hotel em que acabara de perder a virgindade, ouviu Sartre a armar-se: “A criada ficará atónita, pois ontem desflorei outra jovem neste mesmo quarto.” Simone admitiu que teve o seu primeiro orgasmo aos 39 anos, não com o filósofo zarolho, mas com o romancista americano Nelson Algren. Numa carta, ela exprime a Algren o seu anseio de “lavar-te a loiça, de avental – e serei fiel como uma esposa exemplar.”

Anos antes, o Nobel de Literatura Albert Camus rejeitara o assédio de Beauvoir, comentando com Arthur Koestler: “Calcula o que ela diria ‘depois’, na almofada. Uma seca, com esta sabichona insuportável”. Ora, para mim, as revelações amorosas engrandecem Simone.

Demonstram que, ao contrário do que reza o cliché, feminismo não implica frigidez. E que, debaixo daquele indefectível turbante, pulsavam não somente silogismos ideológicos, mas emoções viscerais. Não “apenas” uma mulher, nem sobretudo uma intelectual – mas um ser humano, com as vulnerabilidades da praxe.

_____________________________________

Dados biográficos de Simone de Beauvoir.

Simone de Beauvoir (Paris 9 dejaneirode 1908) — Paris, 14 de abril de 1908), foi uma escritora,filósofa, existencialista e feminista francesa.. Ela escrevia romances, monografias sobre filosofia, política, sociedade, ensaios, biografias e escreveu uma autobiografia..

A mais velha de duas filhas de Georges de Beauvoir, um advogado, e Françoise Brasseur, Simone mais tarde optou por se livrar de suas origens burguesas. Sua primeira moradia em Paris foi no boulevar Raspaill. Filha exemplar e aluna brilhante no Curso Désir, teve uma infância tranqüila e marcada pela dedicação aos estudos.

Na escola, estava sempre em primeiro lugar, junto com a amiga Elizabeth Mabille ("Zaza"), com quem teve uma relação de muitos anos que foi abruptamente rompida com a morte precoce de Zaza. Simone narrou esse episódio de sua vida, posteriormente, em seu primeiro livro autobiográfico, Memórias de Uma Moça bem-comportada, em que critica os valores burgueses.

Conheceu Jean-Paul Sartre na Sorbonne, no ano de 1929, e logo uniu-se estreitamente ao filósofo e a seu círculo, criando entre eles uma relação polêmica (foi uma relação "aberta", pois o casal tinha experiências amorosas com terceiros) e fecunda, que lhes permitiu compatibilizar suas liberdades individuais com sua vida em conjunto.

Foi professora de filosofia até 1943 em escolas de diferentes localidades francesas, como Ruão e Marselha.

SUAS OBRAS:

As suas obras oferecem uma visão sumamente reveladora de sua vida e de seu tempo.

Em seu primeiro romance, A convidada (1943), explorou os dilemas existencialistas da

Liberdade,e da responsabilidade individual, temas que abordou igualmente em romances posteriores como O sangue dos outros (1944)s mandarins (1945) obra pela qual recebeu o

PêmioGoncourt e que é considerada a sua obra-prima.

As teses existencialistas, segundo as quais cada pessoa é responsável por si própria, introduzem-se também em uma série de quatro obras autobiográficas, além de Memórias de uma moça bem-comportada (1958), destacam-se A força das coisas (1963) e Tudo dito e feito (1972).

Entre seus ensaios críticos cabe destacar O Segundo sexo (1949), uma profunda análise sobre o papel das mulheres na sociedade; A velhice (1970), sobre o processo de envelhecimento, onde teceu críticas apaixonadas sobre a atitude da sociedade para com os anciãos; e A cerimônia do adeus (1981), onde evocou a figura de seu companheiro de tantos anos, Sartre.

LESTAT NEWS





29 comments:

Guilherme SanPer said...

interesante...
belo post
as mulheres q vaum gosta hehehe

bejundaaa
c kiser pasa nu meu
http://ehtudoloco.blogspot.com

e
http://losfanfaroes.blogspot.com

Anonymous said...

Bem,ao que parece o blog do Young é mesmo "ad hoc". Surpreso pela citação a esse vulto que coroa com sua influência toda uma geração, tiro o meu chapéu para o Lestat e suas postagens sempre inteligentes. Tenho dito!

Gustavo Marinho said...

Como no comentário acima: "As mulheres que vão gostar". Muito bom a postagem, valeu e ótima semana.

Simone, said...

Oi....
Não vejo nada de mal em um casamento aberto, como o dela....
afinal, a maioria dos casamentos hj em dia há traição, quando há um acordo, como o dela...até mesmo admiro, acho q ela o amava intensamente e tinha medo de perde-lo.
Pudera eu ter sido como ela, minha chara,rsrs..
Uma Simone q entende um pouco de tudo.
CHeia de desejos(isso já sou)rs...
Não vejo como polêmica Simone, e sim como uma mulher pulsando vida.

D'AUMON said...

Muito bom esse texto!
Bem feminista...
Minha namorada vai adorar ler ele..Ôo

Abraço

Arthurius Maximus said...

Vários vultos "feministas" se analisados com cuidado, revelam apenas mulheres comuns com seus defeitos, taras e falas. Como qualquer ser humano.

Daniel Leite said...

Poxa...
O feminismo dominou seu blog! Mas bom demais o texto, um prato cheio às mulheres. O ideal é o equilíbrio, que só é possível com um pouco de feminismo.

Abraço!



O Rei de Copas

E mais: a polêmica a respeito da final da Taça Guanabara

http://pordentrodomundodabola.blogspot.com

Unknown said...

adorei o post sobre a Simone... parabéns pelos posts inteligentes... Lestat rocks!!!

sacodefilo said...

Sinceramente, assumo a dimensão de minha ignorância. Já li textos esparsos e nunca achei graça em Simone de Beauvoir, assim com nunca tive paciência com Rose Marie Muraro... Na próxima encarnação talvez, se eu nascer mulher, tenha saco para elas... que contradição, né?

Gabriel de Oliveira said...

Diante da situação sou obrigado a concordar com os demais leitores deste blog... Com certeza, as mulheres adorarão ler o seu post...
RSRS

Parabéns pelo blog e muito sucesso, cara!

young vapire luke lestat said...

Pessoal já estou quase me sentindo um viado.....
Este poste resolvi fazer por causa do tumulto sobre as comemorações do centenário da senhora Beauvoar.
Os jornais franceses tem soltado diáriamente fatos sobre a vida desta senhora de fazer corar os mais devaços mortais...
quando a acharem um poster feminino foi uma coisa que não consegui entender......
o poster Não é para mulheres.é para todos sem execeções.
só queria chamar a atenção para um figura da literatura mundial que está fazendo um centénário...

Jornaleiro said...

participando da brincadeira da comu Blogs Brasil
doideira seu blog!!!
to me sentindo um viado foi phoda huahuahaauhauah
ate+

An@Lu said...

eu gosto muito de vir aqui porque voc~e tem sempre temas interessantes.
Sinceramente desconhecia por completo a história de simone de beauvoir. mas gostei da postagem e vou ler mais sobre este ícone da história.
muito boa escolha de tema!

Johnny M. said...

Quer dizer que a fantasia dela era ser dona de casa, submissa, hein? Que coisa.

blog said...

Li "O Segundo Sexo" e, em seguida, "A Função do Orgasmo", de Reich.
Foi foda. Aos 19 anos não se deve ler essas coisas. Por isso reli a velha senhora mais tarde, já mais amadurecido e compreendi que nada existia além das mulheres, mesmo que Shere Hite quisesse dizer o contrário.

Fui entender um pouco mais tarde por que Betty Friedan gostava mesmo era de fazer ovos mexidos para o marido.

Conversas com o duende verde said...

Muito bom!

Anonymous said...

Gostei...
Ótimo post!

(Didixy) Conquistadores said...

Com certeza esse é dedicado para as mulheres. Aproveitem...rsrsr


Até +

Meerstempel Badist said...

Essas descobertas pos morte são sempre impressionantes!

ED CAVALCANTE said...

NÃO DOU A MENOR IMPORTÂNCIA PRO FEMINISMO, MAS O PAPEL DE SIMONE DE DE BEAUVOIR ROMPEU BARREIRAS E INSPIROU FIGURAS COMO LEILA DINIZ, FRIDA KAHLO, CHIQUINHA GONZAGA,PAGU. ELAS CONTRIBUIRAM ENORMEMENTE PARA O FORTALECIMENTO DA FIGURA DA MULHER NA SOCIEDADE. MEUS RESPEITOS!

Nana Lopes - @Nanamada said...

Não vejo como uma postagem para mulheres somente e sim para que todos possam meditar sobre a condição da mulher ao longo do tempo. È bacana voce comentar sobre Simone e uma pena que o post seja entendido como algo somente para mulheres...Afinal, homens e mulheres são companheiros de jornada como seres humanos e inclusive sexual ne??rsss

Lara Paiva said...

Nossa que louco esse post,eu gostei da história,ela era foda mesmo

http://www.squirrel.zip.net

ps:obrigada por passar no meu blog

Anonymous said...

O texto por si só é uma obra de profundo exame e análise sociológica. o comportamento de uma geração conforntado com valores e novos conceitos. Sempre pessoas que tiveram a coragem de se impor às regras e registros de demandas sociais no campo do conflito de idéias produziram grandes mudanças na história e esse´é um caso típico.

Johnny M. said...

Agora como será que ela conseguia convencer suas alunas a transarem com Sartre?

Katarina said...

Interessante seu post e seu senso crítico acerca da "humanidade" de um ícone do feminismo. Homens e mulheres, por mais revolucionários que sejam, sempre estarão sujeitos às emoções humanas. Não é nossa racionalidade que nos separa dos animais,mas sim nossas emoções...
Tb não acho que seja um post "feminino", rs.

Unknown said...

Sempre muito úteis tuas informações, principalmente esta histórica, abraços.

Marcelo said...

eh complicado ela ser tao "feminista" e se casar com um burguesao

eh tipo o fidel de casaco da adidas

blog said...

E como dizia o bom e velho Millôr: "O melhor movimento feminino ainda é o dos quadris".

E tem dito.

Mageste said...

Excelente post e excelente texto!

Algumas coisas ficaram mais claras na minha mente...rsrs!