Friday, February 22

Um tipo bem sucedido de bezouro









Resolvi fazer esta matéria por ter visto em São Paulo um destes Bezourinhos que resiste ao tempo como nenhum outro.
O velho fusca rodando despreocupadamente no transito bizarro da capital paulista.
Saindo de Sp, fui para Italy- Milano e quem foi me buscar no aeroporto!!!!
Ele nosso simpático New Beetle: mais cool, em que nada lembranva, aquele fuscas pavoroso da cidade de SP.
Só que era ele mesmo!! repaginado, mas o nosso velho fusca de sempre...

Fusca, Fusquinha, Fuscão. Em todas suas variedades e quase 70 anos de história, o simpático carrinho – tão querido de Hitler – conquistou os corações de milhões de motoristas. E continua vivendo até hoje, no New Beetle.

O dicionário Aurélio nem arrisca uma etimologia: "Fusca: automóvel Volkswagen de motor de 1200 ou 1300 cilindradas; fusquinha". O termo possui ainda uma segunda acepção – "embriaguez, bebedeira", no português do Cabo Verde. Mas que dificilmente terá algo a ver com esse veículo de design absolutamente único.

O Brasil apelidou o Volkswagen Sedan com este nome curioso e de origem enigmática, ao contrário do resto mundo, onde é infalível a alusão a sua forma de besouro: Käfer na Alemanha, Beetle ou Bug nos países de língua inglesa, Escarabajo nos de língua espanhola, Maggiolino na Itália, ou Coccinelle na França.

Este ícone da indústria automobilística mundial foi criado em 1934 na Alemanha por Ferdinand Porsche, sob encomenda de Adolf Hitler. A meta do líder nazista era apresentar um "carro do povo", um Volkswagen, portanto.

Quando de seu lançamento, no ano seguinte, ele apresentava, entre outras características revolucionárias, motor refrigerado a ar e câmbio de quatro marchas. As duas pequenas janelas traseiras, em forma de "D" só apareceriam em 1936. De resto, quatro assentos, desempenho de até 100 quilômetros por hora, cruz suástica no pedal de freio, tudo por apenas 990 reichsmark: um povo, um reich, um carro.

Salvo pela sorte

Com o início da Segunda Guerra Mundial, o pacífico besourinho foi mobilizado como veículo bélico, com uma produção de 70 mil unidades e em diversas variantes, inclusive uma anfíbia. O fim da guerra quase significou a morte do Käfer: a fábrica de Hanôver estava em ruínas, mesmo antes do término de sua construção.

Foi necessária a providencial intervenção do major inglês Ivan Hirst, que redescobriu o modelo do velho "Volks". E assim a produção foi retomada, para serviços de primeira necessidade, como atendimento médico ou correios.

Prova do sucesso do projeto Fusca – do ponto de vista de uma "seleção natural das espécies industriais" – é o fato de que, aperfeiçoamentos de design à parte, não houve qualquer alteração significativa em sua mecânica, até 1956. A esta altura o automóvel já conquistava os Estados Unidos. Nos anos 60 ele foi mascote do movimento hippie.


Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Cartaz do Fusca de 1969Na década seguinte, sua popularidade era coroada com o lançamento, pelos Estúdios Walt Disney, de Se meu Fusca falasse. Tratava-se do primeiro de uma série de filmes dedicados a Herbie, um carrinho tão inteligente quanto sensível. Tudo isso, bem antes da primeira crise mundial do petróleo: quem se importava se o rechonchudo modelo não fazia nem sete quilômetros por litro de gasolina e engolia um horror de óleo?

Crepúsculo de uma lenda

Carisma à parte, os dias do Fusquinha estavam contados. Sua produção na Europa seria suspensa em 1978, e no Brasil, na década seguinte. O significado afetivo do veículo ainda era tão notável que, no início da década de 90, o então presidente Itamar Franco tentou heroicamente ressuscitá-lo.

A Volkswagen do Brasil completou meio século de existência em março de 2003. Desde o lançamento do Fusca no país, em 3 de janeiro de 1959, foram vendidas 3,3 milhões de unidades. Uma marca que nem um outro monstro sagrado como a Kombi pode fazer esquecer.

Em 10 de julho de 2003, foi fechada a última linha de produção do Fusca do mundo, em Puebla, no México. Uma existência de honrarias chegava a um fim nem tão digno assim: a prefeitura da Cidade do México condenara seus 100 mil táxis verdes, todos Fuscas, por tornar irrespirável a atmosfera da capital. Um golpe de misericórdia para a lenda automobilística, que nos últimos tempos não vendia mais do que mil unidades por mês.
A imortalidade do besouro - Mas não é à toa que o escaravelho – também uma espécie de coleóptero – é o símbolo egípcio da imortalidade: o Fusca sobrevive agora em seu sucessor, o New Beetle: mais cool, mais econômico. Os fuscamaníacos mais radicais sem dúvida torcerão o nariz para as modernizações na forma externa e outros detalhes. Mas é bom não esquecerem que, em cada "novo besouro", sorri o espírito de um simpático e venerável Fusquinha.

Se você leu esta matéria e ficou interessado em adquirir um besourinho deste,ai vai o preço dos bichinhos.
New Beetle Coupé: preço de varejo é 16.050 Euro(R$ 40,632.62)e o modelo conversível preço de varejo é 20.320 Euro (R$51,442.6595)

_____________________________________________

______*MUDANDO DE ASSUNTO*_______________





















Thorsten Kanand, da empresa Microdrones, comanda em Dresden uma câmera voadora que já faz parte do equipamento da polícia da Saxônia. Os chamados zangões (ou drones, em inglês) transportam uma câmera e serão utilizados principalmente para sobrevoar estádios durante partidas de futebol. Espera-se que eles tenham um efeito de prevenção de conflitos, já que podem ajudar na identificação de hooligans que provocam brigas com outros torcedores.

Na minha opinião, seria perfeito umas desta sobrevoando o Maracanã...
Não acham???????




Post: By Young Vampire Luke


LESTAT NEWS

55 comments:

Guilherme SanPer said...

legal...
new beatle eh um carro bunito msmu
porem eu axo mais carro de mulher, sei la ele parece meiu afeminado..

agora em março eu faço 18 e vo ganha um fusca do meu pai :D
to querendo pega um pretao e dexa furioso hehehe


c kiser da uma pasada nu meu

http://ehtudoloco.blogspot.com

http://losfanfaroes.blogspot.com

BLOGDOED said...

Só acho triste chamar uma instituição chamada FUSCA de BEATLE (Besouro)


É FUSCA DE FUSCÃO PREEEETOOOOOOOO!!!!!


HAHAHAHAHA



O Fusca está cada dia mais cool (olha o ingles de novo!) e a repaginaga não vai emplacar nunca, em minha modesta opinião.

Quem teve um Fusca quer voltar no tempo e não quer gastar grana num repaginado, mas sim num velhinho original...

Abraços Vampiro!


Ah, e quem de nós não curte um caposão de fusca?


kkkk

Jéssica Avelar said...

bem interessantes a "materia"...
otima comparaçao entre esses diferentes e ao mesmo tempo tao iguais carros neh

:*

André Cendon said...

O meu pai teve um fusca muito doido e esses dias mesmo andei em um junto com um amigo... pow, o fusca fazia altos barulhos e chamava a atenção de todo mundo...hahahaha.

Evandro Amamiya said...

Tri massa o seu blog^^...

Essa matéria sua do new beatle é show^^...

Se quizer dá uma passada no meu blog^^...

http://shuncdz.blogspot.com

Continua com o seu trabalho^^...

TIAGO ENES said...

O Fusquinha até hj faz muito sucesso prova disso é o lançamento new beatle!

sacodefilo said...

Pessoalmente, sempre achei o design do fusca deprimente. O New Beatle é uma tentativa de melhora o que acho que não tem jeito.
Sua longevidade é em decorrência da sua mecânica porque se o critério outros já teria entrado para a história como ilustre desconhecido.

Gustavo Marinho said...

Muito bom a matéria, essa do besouro eu não tinha visto falar.

young vapire luke lestat said...

Comment - Show Original Post

Arne Balbinotti said...
Realmente fusca é fusca.
Não tem como negar sua existência, mesmo por que em paises latinos ele é campeão nas ruas, México e Brasil que o diga.
Portanto que deixem ele viver em paz, nem que seja através de um modelo novo, mas se possivel eu gostaria de um AUDI... hahahaha...
E eu achei bem interessante a nova "arma" para combater a violencia nos estádios... será que um desses aguenta quanto tempo sobrevoando uma favela brasileira?!?
Abraços.

22 February, 2008 08:22

Let's said...

seria legal ver algum jogador acertar isso com a bola, hehehehe...
bjus!

Louise Mira said...

"assim como vc mudara suas convicçoes"

Ou nao! Quem tem REALMENTE convicçao sabe oq quer.

abraço

Marco Alcantara said...

Eu também prefiro o fusca do que a brasilia. =/

Johnny M. said...

Cara, nunca tinha pensado nisso: de onde raios saiu esse nome fusca, o que ele significa. Não faço a menor idéia. Mas sobre o carro, ele é o mais gente boa que existe. O Fusquinha é um bom camarada..rs.. sempre lembro do Herby.

Arthurius Maximus said...

O fusca foi a única coisa boa que saiu da cabeça do "loucaço" do hitler. Um carro clássico que tem milhões de fãs ardorosos no mundo todo.

Em relação ao drones, concordo. Cada vez mais, a tecnologia deve ser usada para coibir absurdos e imbecilidades como essas e tantas outras.

J. Junior said...

Texto muito bom e interessante, as imagens tbm são boas!

t+

Henrique Monteiro said...

Nossa, que interessante.
Eu não sabia que o fusca existe devido ao Hitler.
E muito menos sabia que todos os idiomas o adaptam para "besouro".
Em inglês eu sabia que era, mas em outras línguas eu nem fazia idéia.

Pena o preço ser um absurdo.
Estudei em uma cidade que tinha uma mulher que possuía um new beatle amarelo. Ela se achava a dona da cidade, com seu carro e uma cachorrinha feia igual ao demo com a carinha aparecendo na janela.
¬¬

Eu teria um desse. Não acho que seja um carro afeminado. Na minha opinião ele é um carro para jovens, pelo modelo pequeno e tal.
Um preto serviria para mim.
:)

Quanto às câmeras, eu queria uma apenas para brincar, e ver de cima como são certos lugares que eu conheço.
(:

---

Obrigado pelo comentário no blog.
Volte quando puder.
Abração.
www.henriquem.blogspot.com

Rafael Portillo said...

Opa! Excelente.
Gostei demais deste post.
O passado e o futuro juntos.
O fusquinha - que sempre me lembra Herby e que já foi o Bumblebee - e uma camera voadora - nunca ninguem coseguirá adivinhar o futuro tecnologico.
Foi muito bom, Lestat, parabens e continue com seus Shows, rockstar.

http://rafaelportillo.blogspot.com/

Douglas Lourenço said...

eee fusca, bons tempos...hahaha

Simone, said...

adorei a idéia da camera voadora....
qt ao fusca, como qr um fusquinha!rsrs

Tyago de Paula Ferreira said...

Sendo recíproco...
"Gostei muito!"

Everaldo Ygor said...

Olá!
Jovem Nosferatu...
Eu já tive um Fuscão Branco...
Subia até paredes...
Hehehehehe....
Ótima e nostalgica matéria...
Abraços
Everaldo Ygor

http://outrasandancas.blogspot.com/

Patrícia Andréa said...

Eita fusquinha...hehehe...
New Beatle eh bem bonito msm...
Bjus e bom fds
http://blogdapattyandrea.blogspot.com

Renan Paglia said...

New Betle é o carro!

Karina said...

besourão
uia interessante, só q nao pra mim
=/
asp´dopás
BY:ET

Lara Paiva said...

oieee,adorei sobre o fusca

quero andar de new beatle,pq new beatle eh coisa tr00

beijos


http://www.squirrel.zip.net

se quiser pode dá uma passadinha no meu blog

rodrigocherene said...

nunca dirigi um fusca

paz

Vagabundoo said...

Rapaz, eu queria muito um
New Beetle, pena que
não tenho grana para
adquirir um, quem sabe no futuro?

Valeu!

www.arenageek.wordpress.com

Amanda Luiza said...

Nossa!
qnt história por trás de um carro...nunca ia iamgianr tanta coisa assim...
Fato é, sempre adorei o fusca...
Qm me dera ter grana p/ comprar o new beatle =)

ótimo blog!

bjão

Amanda Luiza said...
This comment has been removed by the author.
Jéss said...

bem interativo ;)
;*

PS: da comunidade do blogger.

Jéss said...

super interativo!

PS: da comunidade do blogger.
beeijo

Fermina Daza said...

Neh?!
Ou no Maracanã, ou na casa daquele vizinho Gato, sabe?!
(óh eu pensando besteira!)

Artur Quintanilha said...

Carro bonito! rsrs mas prefiro o nome fusca, ainda.

ED CAVALCANTE said...

SE SERIA PERFEITO EU NÃO SEI, MAS DIANTE DA VIOLÊNCIA QUE ATINGE OS ESTÁDIOS BRASILEIROS, ACHO QUE VALE A PENA TENTAR TUDO!!!!!!!!!!

lélhens said...

Nem li.

Rrá!

blog do pedro said...

Eu adoro fuca; acho um dos carros mais simpáticos que existem. Aliás, já repararam como existem pessoas que abrem mão de ferraris e outros carésimas viaturas para comprarem fucas? Eu pelo menos conheço várias!

lélhens said...

adoro fusca, pequeno.

eu li. aqui no sul "Nem Li" é jargão! nem li = grande pracaralho.

blog said...

Ótimo.

Tive um fusca - meu primeiro carro - em 1980, aos 18 anos. Levou-me a bons lugares.

Vc falou sobre o significado de "bebedeira" que a palavra fusca pode ter. Sim, é verdade. Liga-se à expressão "lusco-fusco", que, numa supressão lingüística, deu "fusca".

Mas ouvi muita gente afirmar que esse new beetle nada tem a ver com fusca, a não ser a forma. Soube que a engenharia dele nada tem em comum com o do velho "volks".

Abraço.

blog said...

Não daria certo uma câmera voadora.
Dependendo do tamanho, viraria alvo.
Aqueles caras do rio têm mira boa.

Luanderson Camilo said...

vou fala a verdade nao tive o meno intereçe em ler isso mais seu blog ta bom di mais
good bye

Johnny M. said...

Sobre os zangões de Dresden, não creio que eles possam servir como prevenção de conflitos de hooligans, mas certamente vai servir pra identificação desses.

Edu D'ant said...

É cara o fusca é praga, tem em td lugar...
se os nazitas quizeram dominar o mundo pode se dizer que "quase consceguiram"...rsrsrs

e essa camera ae tem q botar umas 100 em cima dos mulanbos que se alto intitulam "urubus" onde so se encontra "ProbRema" como eles proprios dizem...srsrsrs

vlw!!

************************************
http://www.novosfilmesnatela.blogspot.com/

Varda said...

Nem sei dirigir
oO

Bruno Moura said...

Eu sou Um Fã Incodicional de Fuscas..

Unknown said...

Dali fusquinha!!!

Pajeú said...

lindão esse fusquinha, hsuahsuhasuhsauh...

herby de luxo

Angéllica Santos said...

carrinho que tem historia esse heim!
e não acho os fuca que tem em sampa feio não, tão na luta camarada, firme e forte, o new beetle é pra poucos, a nível $$$ grana mesmo.


visite-me
http://sushidebanana.blogspot.com/

(Didixy) Conquistadores said...

Fusca é um carro que ainda veremos muito dele, mas como agora os únicos que fabricavam eram os mecicanos, não terá mais, então posso dizer que estara entrando em fase de extinção, mas vamos ver muito deles ainda por ai.

Luanderson Camilo said...

bem interessantes a "materia"...
otima comparaçao entre esses diferentes e ao mesmo tempo tao iguais carros neh

Isabela said...

Hahaha, gostei dessa câmera voadora que parece um mini helicóptero... :P


http://giiblog.wordpress.com/

Paulo Eduardo said...

E um carro mto loco mesmo...

=====================================

mundialfutebolclube.blogspot.com

Advogado said...

Nada substituirá o velho fusquinha...

O true!

além disso não acho um grande custo/beneficio o new beatle...

Luk pesquise sobre a música "fuscão preto" brasileira, como vc eh italiano vc deve achá-la engraçada ahhahahhah


quanto ao equipamento que poderia ser utilizado no maracanã eu acharia perigoso, será que ela conseguiria sobreviver sem ser abatido ahahahhahhahahhahahhahahah



enfim, um grande abraço amigão!

Mageste said...

Sempre tive uma fascinação inexplicavel por fuscas. E acho que mesmmo com toda a elegância e categoria do New Beatle ele não conseguirá substituir o clima retrogado do velho fusquinha. E nem o alcance popular deste.

No mais, excelente blog! Abraços!

Unknown said...

Admiradores e fanáticos se reúnem em torno desse carinho pelo mundo todo. E entendo muito bem o que sentem...

An@Lu said...

vou ser muito sincera, o beetle tem aquele ar "vintage" mas não me agrada nem um pouquinho.
Sou muito mais o meu SMART!