Foundue
Me formei recentemente em um curso de Administração Empresarial e, durante o meu curso, ouvi falar de muitos casos de sucesso empresariais, dos mais diversos segmentos e tamanhos.
Mas, na minha opinião, o mais genial dos empreendedores nunca foi mencionado: o criador do restaurante Fondue.
Veja bem… o sujeito tinha um restaurante que não estava indo bem. A primeira ação foi reduzir custos. Alguns cozinheiros foram despedidos, mas essa redução de equipe resultou em uma carência no processo produtivo.
A solução então foi repassar parte do processo produtivo para o cliente, ou seja, entregar para o cliente a carne crua e delegar para ele a função de assá-la.
Essa redução de custos, entretanto, não foi suficiente para alcançar lucros. Então a estratégia foi também aumentar receitas. Passou, então, a cobrar a mais do cliente.
E assim surgiu o Fondue: um restaurante que delega para o cliente parte do processo produtivo e cobra a mais por isso.
O conceito do Fondue poderia ser aplicado a outros segmentos. Imagine um carrinho de cachorro quente onde o cliente tem duas opções: o hotdog tradicional por ck € 8,00. Ou o hotdog Fondue, por ck € 18,00, onde o cliente é que assa a salsicha.
Gênio o cara do Foundue
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