Tuesday, May 8

MORRE ENÉAS SUPERSTAR DO MARKETING POLITICO

MORRE ENÉAS SUPERSTAR DO MARKETING POLÍTICO BRASILEIRO.



Enéas Carneiro, Alemão do BBB 7, Roberto Carlos, Taty quebra Barraco , Preta Gil,Ratinho,Silvio Santos. O que eles tem em comum? São heróis do povo Brasileiro, figuras carismáticas que por alguma razão, tornaram-se parte do panteão nacional das figuras excêntricas .

O povo está sempre à procura de figuras que passem a sensação de serem dotadas de caráter firme, inteligência (seja lá o que for, o que se entenda por inteligência), sensibilidade com os excluídos. Se tiver uma tinta de pessoa discriminada e sofrida, também ajuda.
Enéas Carneiro é cardiologista, mas tocou o coração do povo, não com instrumentos cirúrgicos, mas com sua “cultura” e aura de excluído da grande mídia e da política tradicional. Foi eleito com o maior número de votos que um deputado federal já recebeu na história do Brasil, carregando consigo outros cinco candidatos, pelo PRONA.
A possibilidade desta votação ter sido fruto de voto de protesto, em parte pode ser correta, mas não explica tudo. O grande fator pode ter sido a identificação de Enéas com alguém diferente, disposto a mudar o “status quo”.
Existe uma lenda de um agricultor, que foi proclamado rei, ao cair uma águia sobre seu arado. A popularidade de Enéas tornou-se lendária e é igualmente fruto da mesma sorte que teve o agricultor: seu discurso histérico era o único instrumento que dispunha nas eleições que disputou.
O chavão “meu nome é Enéas”, caiu no gosto do povo, que viu nele um indivíduo desamparado, vítima de um “sistema injusto”, que lhe dava apenas alguns segundos na TV e no rádio, em contraposição aos fartos minutos, com que os grandes partidos contavam.
Em 1.998 o dr. Enéas foi entrevistado por um apresentador sensacionalista e ainda participou de um humorístico na televisão, sua popularidade alcançava níveis incríveis, tendo conseguido nas eleições presidenciais daquele ano, polpudos seis por cento dos votos válidos.
É provável que ninguém se lembre de uma proposta de Enéas Carneiro, com exceção da idéia, de que o Brasil deveria fazer sua própria bomba atômica, mas, creiam ele fará parte do folclore político nacional.
Que a estrela de Enéas brilhe aonde for!
O deputado federal Enéas Ferreira Carneiro, 68 anos, fundador do Prona (Partido de Reedificação da Ordem Nacional) morreu no Rio de Janeiro, na tarde deste domingo. Enéas tinha leucemia.

Enéas disputou por três vezes a presidência da República (1989, 1994 e 1998) e foi eleito deputado federal em 2002 pelo Prona, com votação recorde de 1,57 milhão de votos. Em 2000, ele disputou a prefeitura de São Paulo e teve apenas 3% dos votos.

Em 2006, ele se reelegeu para a a segunda legislatura. Neste ano o Prona se juntou ao PL (Partido Liberal). Da fusão, nasceu o PR (Partido da República).

O deputado ficou conhecido nacionalmente pelo bordão "Meu nome é Enéas", usado pela primeira vez na eleição presidencial de 1989. Nas seis eleições que disputou ele utilizou o bordão.

Nas eleições de 1994, quando se candidatou pela segunda vez à presidência da República, Enéas foi o terceiro mais votado, à frente de Leonel Brizola, Orestes Quércia e Espiridião Amin.

Esse artigo foi escrito para ficar marcado o dia que Enéas Carneiro se foi. Lembrando que a democracia é um regime que permite todo tipo de excentricidade e que deve ser respeitada.

Um pouco de "ENÉAS"

O deputado Enéas Ferreira Carneiro nasceu em novembro de 1938, em Rio Branco, no Acre. Fundador do Partido de Reedificação da Ordem Nacional (Prona), ele foi eleito deputado federal em 2002 com o maior número de votos da história: 1,5 milhão. Ele conseguiu a reeleição em 2006 e deveria ficar no cargo até 2010.

Enéas se formou em medicina em 1965 pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e tinha mestrado em cardiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1989, ele concorreu pela primeira vez à presidência da República e conseguiu apenas 360.574 votos.

O político voltou a concorrer ao cargo em 1994 e 1998, quando obteve 4.671.457 e 1.447.090 votos, respectivamente. Na época, defendeu o rompimento do Brasil com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e criticou a globalização e as privatizações.

Em 2000, Enéas concorreu à Prefeitura de São Paulo, quando obteve apenas 3% dos votos válidos. Depois disso, decidiu concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados, quando obteve a maior votação da história.

Em 2003, viveu um dos períodos mais conturbados de sua carreira política. Ele teve seu sigilo bancário e fiscal quebrados por suspeitas de vendas de candidaturas nas chapas do Prona.

Para terminar, Meu nome é Lukkas........

post By Young Vampire Luke Lestat

Lestat News

2 comments:

D o n a t e ll o™ said...

Enéas entrou para a História,Legal a homenagem que vc postou...abraço

Cris Penha said...

Grande homenagem, valeu pela lembrança a um político de opinião.

Bjos