Wednesday, July 19

Este homem o Brazil não conhece.È uma pena !!!!!

sitar e berimbau




Eu ouvi falar pela primeira vez deste homem ,foi na minha facú aqui em Göttingen.

Estava acontecendo um estudo de composição e lingüística.

Meu professor brincou falando que o dia era dedicado a um gênio brazieleiro...

Como ninguém me chama de italiano, só de brazileiro mesmo!

Fui correndo saber de quem se tratava...

Era uma pessoa chamada “Alberto Marsiscano”

Perdoe-me a ignorância ,mas, nunca tinha ouvido o nome da pessoa em questão.

Quando assisto à palestra e vejo seus trabalhos!!!!!!

Fiquei extasiado com tanta genialidade em uma única pessoa.

Não resisti e fui fuçar este homem na rede e achei seu currículo

Que é de fazer qualquer imortal, morrer de inveja...

Felizmente sou um chato e fui atrás dele e nos tornamos amigos,

Ai esta o currículo do grande guru para vocês conhecerem um pouco deste homem

E temos projeto de unir a "Sitar e Tabla" com guitarra e o nosso black metal
vamos ver que acontece.......





ALBERTO MARSICANO

Alberto Marsicano Rodrigues


Endereço: Rua Inglaterra 254 - Jardim Europa
São Paulo - SP
CEP - 01447-020
Tel (55-11) 30641246
e-mail: alberto@marsicano.tk
www.marsicano.tk
www.mp3.com/marsicano

Membro da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) desde 1990.


FORMAÇÃO:

Primeiro Grau: Colégio Visconde de Porto Seguro (São Paulo)

Segundo Grau: Colégio Santa Cruz (São Paulo)

Curso Superior: Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da Universidade de São Paulo (USP) - Bacharel em Filosofia.

Bolsa de Estudo: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) - Bolsa de Iniciação Científica com o projeto: "A COSMOLOGIA DE HERÁCLITO E A OBRA DE GUIMARÃES ROSA".


LÍNGUAS ESTRANGEIRAS:

INGLÊS - Leitura e Conversação Fluente.
ESPANHOL - Leitura e Conversação Fluente
ALEMÃO - Leitura e Conversação Básica
HINDI - Leitura e Conversação Básica
BENGALI - Leitura e Conversação Básica
ITALIANO - Leitura e Conversação Básica
FRANCÊS - Leitura e Conversação Básica
GREGO CLÁSSICO - Leitura
LATIM - Leitura
CHINÊS CLÁSSICO - Leitura
SÂNSCRITO - Leitura
JAPONÊS - Leitura
COREANO - Leitura


LIVROS PUBLICADOS:

"IDIOMALABARISMOS" Poesia experimental com prefácio de Haroldo de Campos. Ed. Alethéia - São Paulo 1979.
(Livro totalmente transparente)

"SENDAS SOLARES" Poesia experimental. Ed Massao Ohno, São Paulo 1980 - 2.a Edição 1987.
(Livro composto por uma tira de papel de 3 metros que contém a reprodução do grande rolo da paisagem do pintor zen japonês Sesshu (Sec XV) dobrado em forma de sanfona, legendado poeticamente)

"ESCRITOS DE WILLIAM BLAKE" Ed. L&PM, Porto Alegre 1984.

"HAIKAI" Antologia da Poesia Clássica Japonesa. Traduzida em colaboração com Kensuke Tamai (Universidade de Harvard) e Beatriz Shizuko Takenaga (USP). Prefácio de Haroldo de Campos. Ed. Oriento. Volume subvencionado pelo Governo Japonês através da Japan Foundation. São Paulo, 1988.

"JIM MORRISON POR ELE MESMO" (Col. Por Ele Mesmo n. 10) Martin Claret, São Paulo, 1992.

"SIJÔ POESIACANTO COREANA CLÁSSICA" Antologia da Poesia Clássica Coreana, traduzida com Yun Jung Im. Volume subvencionado pelo Governo Coreano através do The Corean Culture and Art Foundation. Ensaio introdutório de Haroldo de Campos. Ed. Iluminuras - São Paulo, 1984.

"RIMBAUD POR ELE MESMO"(Col. Por Ele Mesmo n.37) Ed. Martin Claret. São Paulo, 1996.

"TRILHA ESTREITA AO CONFIM" Diário Poético de Viagem de Matsuo Basho. Traduzido em colaboração com Kimi Takenaka.
Ed. Iluminuras, São Paulo, 1997.

"NAS INVISÍVEIS ASAS DA POESIA" Antologia poética de John Keats, traduzida com John Milton. Ed. Iluminuras, São Paulo 1998. - 2.a Ed. 2.000.

LIVRO ORGANIZADO:

"CRÔNICA DAS HORAS" do poeta Pedro de Souza Moraes. Volume organizado juntamente com Leda Tenório da Motta. Ed. Iluminuras, São Paulo, 1997.


ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS:

"RAGAMALIKA PAINTINGS - THE COLOR OF THE CLASSICAL HINDUSTANI MUSIC" Classical Music Review n. 8. Londres, 1988.

"THE INFLUENCE OF THE PORTUGUESE FOLK AND BAROQUE MUSIC IN THE INDIAN CLASSICAL MUSIC OF GOA" Classical Music Review n. 12. Londres, 1989.

"INDIAN MUSIC - A INFINITE OCEAN OF MICROTONES" Classical Music Review n. 14. Londres, 199O.

"TRADUÇÕES DE JOHN KEATS" Cadernos de Literatura e Tradução n. 1. Ed. Humanitas - Publicações FFCLH - USP, São Paulo, 1997.

"TRADUÇÕES DE HAIKAIS JAPONESES" Poesia Sempre n. 17. Fundação Biblioteca Nacional/Ministério da Cultura, Rio de Janeiro 2002.

"POESIA ARÁBICO-ANDALUZ" Cadernos de Literatura e Tradução n. 5. Ed. Humanitas - Publicações FFCLH - USP, São Paulo, 2003.


ARTIGOS PUBLICADOS EM JORNAIS:

"PASSEI DO NIRVANA AO INFERNO NA ÍNDIA". Folha de São Paulo, 2 de Abril de 1992.

"MÚSICA DAS ESFERAS ABALA PEDRAS MILENARES"
Folha de São Paulo, 20 de Agosto de 1992.

"MÚSICA LOCAL TEM DOIS SISTEMAS" . Folha de São Paulo, 15 de junho de 1995.

"A TRILHA ERRANTE DE UM MESTRE DO HAIKAI" O Estado de São Paulo, 16 de Agosto de 1997.

ATIVIDADES MUSICAIS:

Introdutor do Sitar (Cítara Clássica Indiana) no Brasil através de recitais clássicos e formação de novos instrumentistas.

1974/77 - Discípulo de Ravi Shankar em Londres.
1989/1995 Discípulo de Krishna Chakravarty, Professora Catedrática de Sitar da Universidade de Benares (B.U.) (Índia).

Recitais no Brasil: Sala São Paulo (Lançamento do CD "Raga do Cerrado");Teatro Cultura Artística; Museu de Arte de São Paulo (MASP)(Lançamento do CD "Impressionismos"); Teatro Nacional (Lançamento do CD "Raga do Cerrado"), Embaixada da Índia (Brasília); Sala Cecília Meirelles (Rio de Janeiro); Teatro São Pedro (Porto Alegre); Teatro Castro Alves (Salvador); Igreja de São Pedro (Recife); Mosteiro de São Bento (Olinda), além de inúmeros eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura do Estado de São Paulo, Secretaria Estadual de Cultura do Estado de São Paulo e nas unidades do SESC e SESI por todo o país.

Recitais no Exterior: Institute of Contemporary Arts (ICA); London Institute: Young at Art (Chelsea College of Art); King’s College - Institute of Technology (Londres); Catedral Gótica de Chartres (França); Park Güell de Gaudi (Barcelona); Catedral Mezquita de Córdoba (Espanha); Universidade de Mumbai (Bombaim) e Shankat Mochan Temple (Benares) (Índia).

Apresentou-se e gravou com grandes percussionistas como Zé Eduardo Nazário (Hermeto Paschoal, Egberto Gismonti e Joe Zawinul); Caito Marcondes (Hermeto Paschoal) e Alírio Lima (Weather Report, Leonard Bernstein e Dizzi Gillespie).

RAVES: Performances em Raves nas praias indianas de Goa (desde 1990), Londres, País de Gales, Provença (França), Algarve (Portugal), Ibiza e Formentera (Espanha) e no Brasil (desde 1996) em Raves da Exxxperience, Orion, Avonts etc. Apresentou-se com os Djs Ramilson Maia, Bruno E, Suba, Anvil FX, Renato Cohen entre outros.

Em 15 de agosto de 1997 foi homenageado pelo Governo Indiano pelo trabalho de difusão da cultura indiana e introdução do Sitar no Brasil, data comemorativa aos Cinqüenta Anos de Independência da Índia.


COMPACT DISCS:

CD "BENARES" Alquimusic. 1995.
(Ragas Clássicas Indianas)

CD "BENARES - MUSIC FOR HEALING, YOGA AND MEDITATION" Distribuido nos Estados Unidos. Alquimusic. 1997.

CD "IMPRESSIONISMOS Alquimusic. 1997.
(Fusão experimental entre a Música Impressionista e a Clássica Indiana. Transcrições para Sitar de Claude Debussy e Erik Satie)

CD "RAGA DO CERRADO" OCA - MCD. 2000.
(Entrelace experimental entre a técnica dos violeiros brasileiros e a milenar sonoridade do Sitar. Transcrição para Sitar de Heitor Villa-Lobos.)

CD "QUINTESSÊNCIA" Azulmusic. 2001.
(Sitar e Tabla - O som dos cinco elementos: Terra, Água, Fogo, Ar e Éter)

CD "ELECTRIC SITAR" Azulmusic. 2003.
(Fusão experimental entre o som mântrico da cítara elétrica com os grooves eletrônicos contemporâneos)

Em Antologias no Exterior:
CD "SAARA LOUNGE" Música Alternativa (Portugal). 2003.

CD "KARMA SUTRA" Música Alternativa (Portugal). 2003.


DIGITAL VIDEO DISC:

DVD "BUDA LOUNGE" Azulmusic. 2003.


TRILHAS SONORAS:

Composição da trilha sonora inicial do filme "OS SERMÕES" de Julio Bressane. 1989.

Composição de parte da trilha sonora do vídeo "INFERNALÁRIO LOGODÉDALO" de Júlio Bressane. 1992.

CD "ISTO NÃO É UM LIVRO DE VIAGEM" Gravação digital com o poeta Haroldo de Campos lendo "Galáxias" ao som do Sitar. Ed. 34 Letras, Rio de Janeiro 1992.

Trilha sonora e participação no especial "GOZO YOSHIMASU E HAROLDO DE CAMPOS" produzido pela televisão japonesa NHK e transmitido para todo o Japão. 25 de outubro de 1996.


PROGRAMA DE RÁDIO:

"A MÚSICA CLÁSSICA DA ÍNDIA" Produção e apresentação da série didática de quatro programas radiofônicos, transmitidos pela RÁDIO CULTURA FM DE SÃO PAULO da RTC. Abril de 2001.
(Série reapresentada em 2002 pela RTC).


PROGRAMA DE TELEVISÃO:

"RAGA DO CERRADO - Encontro Inédito Entre a Melodia Indiana e a Música Brasileira". Especial realizado pela TV CULTURA DE SÃO PAULO da RTC. Gravação na íntegra do recital de lançamento do CD RAGA DO CERRADO, realizado na Sala São Paulo. Programa transmitido a 8 de outubro de 2000, e reapresentado à 0 hora de 1 de janeiro de 2001, iniciando a programação desta emissora para o III Milênio.

ATIVIDADES DIDÁTICAS

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)- Ciclo de palestras "FÍSICA CONTEMPORÂNEA E MÚSICA CLÁSSICA DA ÍNDIA" promovido pelo Depto. de Física da USP. 1991.

UNIVERSIDADE LIVRE DE MÚSICA (ULM)- Secretaria Estadual de Cultura do Estado de São Paulo - Curso "MÚSICA CLÁSSICA DA ÍNDIA" 1991/1999.

UNIVERSIDADE DE SÂO PAULO (USP) - I Encontro Internacional de Tradutores, promovido pelo Centro Interdepartamental de Tradução e Terminologia - FFCLH/USP com o ciclo de palestras "O IDEOGRAMA CLÁSSICO NA POESIA JAPONESA E COREANA E SUA TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS". São Paulo 1998.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - I Encontro Internacional de Tradutores, promovido pelo Centro Interdepartamental de Tradução e Terminologia - FFCLH/USP com o ciclo de palestras "WILLIAM BLAKE, RIMBAUD, JOHN KEATS E A SONORIDADE FLUCTISSONANTE DA LÍNGUA PORTUGUESA". São Paulo 1998.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Ministrou o Curso de Extensão Universitária "FAZENDO ESCOLHAS NA TRADUÇÃO" com as palestras: "OS PERIGOS DA TRADUÇÃO" e "O IDEOGRAMA JAPONÊS E COREANO E SUA TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS" Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidadão Paulo. 2006.

1 comment:

ozzy said...

Marsicano é bom demais,só ele pra levar em som do Hendrix no sitar!!