Wednesday, April 25

Eu vi Terça Insana

E descobri que ainda existe vida inteligente no humor brasileiro

capa do DVD da trupe




Eu já tinha lido a respeito da Terça Insana, há alguns anos, mas para mim era uma daquelas coisas que eu só iria conhecer se viajasse para São Paulo. Até que fui no meio do ano passado a negócios e finalmente assisti ao espetáculo da trupe insana. Consegui finalmente saber o que era esse negócio que o pessoal tanto comentava...
Agora recebi um DVD com alguns dos melhores momentos
Diverti-me muito! São risadas garantidas sem ter que tirar o cérebro do lugar ou deixá-lo no modo desligado. É claro que mesmo o DVD tem seu alto e baixo, mas de uma maneira geral está bem acima da média do que tem sido exibido na TV e até mesmo no teatro. Tá bom, tá bom, eu vou explicar o que é afinal de contas essa tal de Terça Insana. Me diverti muito!
Tudo começou com uma idéia insana
Inconformada com a mesmice em que se encontrava a comédia brasileira, sem grandes e renovadoras idéias e sem espaço para a experimentação desde o fim da década de 80, a atriz gaúcha Grace Gianoukas resolveu criar o show para abrir um intercâmbio de idéias entre artistas, oferecendo um palco onde todos pudessem testar suas cenas de humor ágil, desaforado e inteligente, com personagens e cenas engraçadas.


































Fotho:Grace Gianoukas

O espetáculo Terça Insana começou em outubro de 2001 no Teatro N.Ex.T, no centro de São Paulo, como atração das terças-feiras, dia de folga dos atores. Logo, o boca a boca foi espalhando a novidade, um espetáculo teatral que apresentava “personagens” da sociedade, e público foi aumentando. A imprensa descobriu o projeto e começou a divulgar e Terça Insana acabou se transformando num fenômeno e uma espécie de instituição paulistana. Em 2003 o espetáculo estreou no Avenida Club e acabou ganhando todos os prêmios da imprensa especializada como destaque do ano.
Mas o que é essa tal de Terça Insana???
A proposta da Terça Insana, além de trazer ao público muito humor com uma fina e deliciosa ironia, é variar o tema do espetáculo a cada semana, abrindo sempre espaço para criações dos atores-autores. Os temas, personagens e estórias podem abordar tudo, desde guerra, fome, fitness, moda, viagem, lobby, festa junina, drogas, até terceira idade, sempre girando em torno da vida urbana de São Paulo.


Novas cenas e tipos são acrescentados semanalmente ao elenco, que é fixo, assim como as personagens principais. O espetáculo também recebe convidados, que podem ser tanto atores consagrados como novos talentos, que dão graça ao espetáculo inusitado. Já passaram por lá Francisco Cuoco, Ana Paula Arósio, Marília Gabriela, Bruna Lombardi, Ocimar Versolato e Ed Motta, entre outros.
A primeira trupe era formada por Grace Gianoukas, Graziella Moretto, Luís Miranda, Marcelo Mansfield, Octávio Mendes e Roberto Camargo. Angela Dip substituiu Graziella quando essa saiu em licença maternidade e a turma lançou o DVD.

Atualmente, Terça Insana é composto por Grace Gianoukas, Roberto Camargo, Marcelo Mansfield, Octávio Mendes e Ilana Kaplan. Já recebeu em seu palco quase 250 convidados, e na platéia cerca de 290 mil espectadores. Criou o Troféu Terça Insana de Humor e está hoje no seu quarto ano de sucesso.




Insanos Personagens



A personagem mais antiga é Aline Dorel, uma decadente atriz viciada em lexotan, que participou de um sarau na praia com Mário de Andrade, encontrou Jesus Cristo na cruz e ela lhe deu 3 comprimidos de lexotan para “relaxar”, já que o sujeito declarou estar “pregado”.



Você pode conhecer também Seu Merda, que apanha da mulher e ganha um salário de merda; Leila, a perua que milita pelo direito de só pensar em si mesma; e o professor Aderbal, campeão dos erres enrolados, que dá aulas de Arte na Universidade de São Carlos e aprecia Merlot, Renoir e caviar; a traficante internacional de drogas Cinderela; a mulher normal Norma, que luta para se adaptar aos novos valores éticos; o alcoólatra-escultor-guardador de carros Quexada; Maria Botânica, cantora baiana que se veste com uma rede, e seu hit “Puta Vagabunda”; Irmã Selma, a primeira freira humorista; Xanaína, a cantora mais baixa que existe; Betina Botox, engajada representante do mundo gay-clubber; Xica da Silva Xavier, a médium que psicografa ghost-writers e Emiliano Salvatore, promoter paulistano super solicitado.

Grande parte da sociedade brasileira aparece no palco da Terça Insana, mas cada personagem carrega um certo “estilo paulistano de ser”.

Projetos Insanos

No começo do ano passado, foi lançado pela Trama o DVD Terça Insana, reunindo grandes momentos, as participações especiais de Cida Moreyra, Edson Cordeiro, Fernandinho Beat Box e Fábio Tagliaferri, além de personagens dos mais de 100 espetáculos diferentes realizados até então. Através do DVD, o humor do grupo chegou aos quatro cantos do país.

No final de 2004 o elenco participou do festival de Humor “Rir-2004” em Portugal, como convidado especial. O convite foi renovado para 2005. E em maio deste ano, a trupe escolheu o Theatro São Pedro, em Porto Alegre, para dar início à sua primeira turnê nacional: Terça Insana - Grandes Momentos. A turma realizou apresentações em Brasília, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Manaus, Niterói, Salvador, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte e foram vistos por quase 30 mil pessoas.

lenco Insano

Octávio Mendes - ator e autor paulistano, formado pela EAD-USP, também fundador da Terça Insana, foi indicado ao prêmio Shell como autor por “Sacrilégio”, participou de novelas e seriados em várias redes de TV.

Roberto Camargo - ator e diretor gaúcho, formado pelo UFRGS, com curso de especialização em Paris, está em São Paulo desde 1996. Fez parte do Grupo Tear, e do XPTO, atua como mestre de cerimônias desde o primeiro dia da Terça Insana.

Grace Gianoukas - atriz gaúcha radicada em São Paulo desde 84, já trafegou sem pudores do underground paulistano até os estúdios da Globo. Escreveu, produziu, atuou e dirigiu inúmeros espetáculos de teatro. Recebeu o Prêmio Mambembe de Melhor Atriz em 1997. É a criadora e diretora da Terça Insana.

Marcelo Mansfield - ator e escritor, começou sua carreira em performances nas cidades de Boston e Los Angeles, USA. De volta ao Brasil, uniu-se ao grupo Harpias, com Angela Dip e Grace Gianoukas. Fez mais de 500 filmes publicitários, 15 filmes entre curtas e longas, e varias participações na TV, entre novelas, especiais e infantis. Foi colunista da Folha de São Paulo e produziu vários programas para a TV a cabo. Mansfield ainda achou tempo para se dedicar à pesquisa para Bolsa Vitae e para um estágio em comédia de situação em Hollywood, acompanhando as gravações dos seriados The Nanny e The Naked Truth.

Ilana Kaplan - a atriz gaúcha iniciou sua carreira aos 20 anos de idade, destacando-se basicamente em comédias. Protagonizou vários espetáculos, entre eles “Passagem para Java” que rendeu o prêmio de melhor atriz 1986 - Troféu Açorianos e “Buffet Glória”, que lhe deu projeção nacional numa temporada de quatro anos consecutivos. Com “Buffet Glória”, Ilana Kaplan recebeu os prêmios de melhor atriz - SATED - RS, atriz revelação APETESP-SP e uma indicação para o prêmio Oscarito-RJ. Em São Paulo desde 1995


Se você mora em São Paulo, anote na agenda e confira:

Terça Insana - Todas as terças-feiras, às 22 horas, no Avenida Club - Rua Pedroso de Moraes, 1036 - Pinheiros/SP.

Para quem não reside na capital paulista, a dica é encontrar na locadora o DVD Terça Insana, ou torcer para a trupe mais insana dos palcos brasileiros colocar sua cidade no roteiro da turnê nacional. O site oficial da Terça Insana é www.tercainsana.com.br.

É isso aí!

L.sakssida não é Relações Públicas do grupo.
Este é o meu modo de dizier p/ vocês, muito obrigado pelo DVD galera.
Eu poço ser visto tocando minha guitarra , bêbado ou subindo em muros e paredões de rocha e costumo matar orcs feios e sujos nos fins de semana. Se você quer praticar RPG com ele, mande um e-mail para lukaskssida@gmail.com

dois videos da trupe ,bom divertimento


XICA DA SILVA XAVIER



XANAINA

post By Young Vampire Luke


LESTAT NEWS



2 comments:

Eder Bruno said...

"Prefiro ter um filho viado do que um filho pedreiro"! rsrsrs

Terça insana é muto bommm

"Trabalho com crianças excepcionais, não que ela sejam, mas gosto de tratá-las assim" (irmã Selma)...

Cara, Diogo Portugal é muito bom tb, ele fez algumas participações no Treça Insana e costuma se apresentar em SP no Beverly Hills...

Abraço

massacration said...

eu vi terça insana num camelo aqui de santa catarina,vou comprar