Thursday, April 26

Vaticano sai do armário e abraça Wilde, diz jornal

Oscar Wilde, um dos poetas mais controversos, polêmicos e consagrados da história da literatura ocidental, recebeu uma rara homenagem do Vaticano, com o lançamento de uma antologia de frases organizada por um colaborador próximo do papa Bento 16.












Vários jornais britânicos desta quinta-feira trouxeram diversas matérias sobre a inclusão de frases do escritor irlandês Oscar Wilde na compilação Provocações: Aforismas para um Cristianismo Inconformado, organizada pelo padre Leonardo Sapienza, chefe do protocolo do Vaticano.
O livro, que foi publicado por uma editora italiana, contém mil frases que têm um caráter moral e são divididas por ordem alfabética
“Vaticano sai do armário e abraça Oscar Wilde”, foi o título da matéria de página inteira do austero The Times, enquanto o The Independent dedicou uma matéria de duas páginas sob o título: “O Vaticano enlouquece” (um trocadilho em inglês que usa o sobrenome do autor: “The Vatican Goes Wilde”).
Também na Itália o lançamento do livro causou espanto. “Que Surpresa!”, diz o texto do diário romano La Repubblica. “Um ícone homossexual foi aceito pelo Vaticano”. Segundo o The Times, o analista do Vaticano, Orazio La Rocca, classificou o livro como uma “bomba”.
“Grande escritor”
Sapienza afirmou ao The Times que incluiu Wilde, cuja relação homossexual com o filho de um nobre inglês desgraçou sua vida e carreira, porque “ele foi um escritor que viveu perigosamente e às vezes, escandalosamente, mas nos deixou muitas máximas afiadas”.
Sapienza disse que Wilde foi um grande escritor e que ele não é lembrado pela sua promiscuidade, mas sim por obras como A Importância de Ser Honesto e O Retrato de Dorian Gray.
Ele propõe que o cristianismo provoque o “despertar” de certos ambientes católicos porque, como se lê no prefácio, citando o filósofo dinamarquês Kierkegaard, “o cristianismo deveria ser uma cura radical, mas ao invés disso, se transformou em um remédio comum, desses que se usam contra resfriado”.
“Devemos ser um espinho na carne da sociedade e mover a consciência das pessoas para atacar aquele que é hoje o inimigo número um da religião a indiferença”, disse Sapienza.
Talento e controvérsia
Oscar Wilde teve uma relação controversa com o catolicismo durante toda a sua vida. Nascido em uma família protestante e filho de um pai agnóstico, mas na maciçamente católica Irlanda, Wilde teria sido batizado a pedido de sua mãe sem que seu pai soubesse.
Durante sua vida, embora tenha se convertido ao catolicismo somente em seu leito de morte, em 1900, sempre teve uma relação de admiração com a Igreja e recebeu a bênção do papa em uma de suas viagens à Roma. Perguntado sobre sua situação espiritual, disse que não era católico, mas “um papista violento”.
Wilde foi um personagem polêmico e irrequieto em toda a sua vida, que teve uma intensa produção literária, onde se encontram peças teatrais e livros que são hoje considerados clássicos, sempre permeados por um humor ácido, mordaz e inteligente.
No entanto, seu modo de vida desafiador e seus diversos casos homossexuais na rigorosa Londres vitoriana acabaram por condená-lo à cadeia depois de um processo judicial onde o escritor enfrentou o Marquês de Queensberry, pai de seu amante, o jovem Lorde Alfred Douglas.
A perseguição sofrida por Wilde e a sua postura diante da repressão que ele sofreu por sua sexualidade o transformaram em um ícone no século 20, freqüentemente ligado ao movimento gay e como inspiração de artistas.
Entre os incontáveis exemplos da sua inteligência e de sua verve irônica, estão frases como “Aqueles que não sabem a diferença entre corpo e alma não têm nenhum”, ou “O que é um cínico? Um homem que sabe o preço de tudo e não sabe o valor de nada”.


***********************************************************

Para voês entenderem melhor, este escritor genial!!!!








Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde (Dublin, 16 de outubro de 1854 — Paris, 30 de novembro de 1900) foi um escritor irlandês.





Biografia



Criado numa família
protestante, estudou na Portora Royal School de Enniskillem e no Trinity College de Dublin, onde sobressaiu como latinista e helenista. Ganhou depois uma bolsa de estudos para o Magdalene College de Oxford. O.W. saiu de Oxford em 1878. Um pouco antes havia ganhado o prêmio Newdigate com o poema "Ravena". Passou a morar em Londres e começou a ter uma vida social bastante agitada sendo logo caracterizado por suas atitudes extravagantes. Foi convidado para ir aos Estados Unidos a fim de dar uma série de palestras sobre o movimento estético por ele fundado. Foi o ano de 1882 e descreveu seu movimento procurando dar a ele fundamentos históricos, além de falar sobre a importância do belo como antídoto para os horrores da sociedade industrial.
Em
1883 vai para Paris e entra para o mundo literário local, levando-o a desistir de seu movimento estético. Volta para a Inglaterra e casa-se com Constance Llyd, filha de um advogado de Dublin, indo morar em Chelsea, um bairro de artistas londrinos. Com Constance teve dois filhos, Cyril, em 1885 e Vyvyan, em 1886. O melhor período intelectual de Oscar Wilde é o que vai de 1887 a 1895.

O Sucesso


Em 1892 começa uma série de bem sucedidas comédias, ainda hoje consideradas na dramaturgia britânica: O Leque de Lady Windernere (1892), Uma mulher sem importância (1893), Um marido ideal e A importância de ser sério (ambas de 1895).
Publica contos como
O Príncipe Feliz, O rouxinol e a rosa que escrevera para os seus filhos e O crime de Lord Artur Saville. O seu único romance foi O retrato de Dorian Gray.

Os Julgamentos e Prisão



Em
Maio de 1895, após três julgamentos, foi condenado a dois anos de prisão, com trabalhos forçados, por "cometer atos imorais com diversos rapazes". Wilde escreveu uma denúncia contra um jovem chamado Bosie, publicada no livro De profundis, acusando-o de tê-lo arruinado. Bosie era o apelido de um dos homens de que se suspeitava que Wilde fosse amante. Foi o pai de Bosie que levou Oscar Wilde ao tribunal.
No final do
século XIX, no auge de sua fama, Oscar Wilde foi acusado de obscenidade e sodomia, levado a julgamento e condenado. No terrível período da prisão, Wilde redigiu uma longa carta a seu amante, Lorde Alfred Douglas.
A imaginação como fruto do amor é uma das armas que Wilde utiliza para conseguir sobreviver nas condições terríveis da prisão. Apesar das críticas severas a Douglas, ele ainda alimenta o amor dentro de si como estratégia de sobrevivência. A imaginação, a beleza e a
arte estão presentes, tanto na obra de Wilde.
Condenado, sua vida mudou radicalmente e o talentoso
escritor viu-se encarcerado por dois anos que consumiram sua saúde e fulminaram sua reputação. Preso, o autor de Salomé (1893) produziu, entre outros escritos, este De profundis, o clássico anarquista, A alma do homem sob o socialismo e a célebre Balada do cárcere de Reading.

Os últimos anos


Foi libertado em 19 de maio de 1897. Poucos amigos o esperavam na saída, entre eles o maior, Robert Ross. Passou a morar em Paris e usa o pseudônimo de Sebastian Melmoth. Suas roupas, agora, são baratas, mora em um lugar humilde, de apenas dois quartos e acaba se tornando preguiçoso para escrever.
Em seus contos infantis sempre tratou da criança que vive em cada um de nós, com lições de moral na sua mais bela e pura forma com linguagem simples.
O fato histórico de seu sucesso ter sido arruinado pelo Lord Alfred Douglas (Bosie) tornou-lhe ainda mais culto e filosófico, sempre defendendo o amor que não ousa dizer o nome, definição sobre a homossexualidade, como forma de mais perfeita afeição e amor.
Oscar Wilde morreu de um violento ataque de
meningite (agravado pelo álcool e pela sífilis) às 9h50min do dia 30 de novembro de 1900.


Frases de Wilde:

“Devemos ser modestos e lembrar-nos de que os outros são inferiores a nós.”


“Posso resistir a tudo, menos às tentações.”

“Não sou jovem o suficiente para saber tudo.”

“A vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida..”

“Um pouco de sinceridade é uma coisa perigosa, e muita é absolutamente fatal”

“Um homem pode ser feliz com uma mulher enquanto ele não a ama”

“Os E.U.A é o único país que foi do barbarismo para a decadência sem uma civilização entre eles”

“Ilusão é a primeira de todos os prazeres”

“Moralidade, como arte, significa desenhar uma linha em determinado lugar”

“A maioria das pessoas são outras pessoas. Os seus pensamentos são opiniões de outros, as suas vidas uma mímica e suas paixões um pensamento ”

“Existe dois tipos de pessoas que são absolutamente facinantes: as que sabem de absolutamente tudo, e as que não sabem absolutamente nada”

“Toda vez que alguém concorda comigo eu sinto que eu devo estar errado”

“É um absurdo dividir as pessoas entre boas e más, as pessoas são ou interessantes ou entediantes”

“O que é um cínico ? Um homem que sabe o preço de tudo, e o valor de nada”

“Apenas os superficiais se conhecem”

“Eu gosto de pessoas muito mais que princípios, e eu gosto de pessoas sem princípios mais do que qualquer coisa na vida”

“Para voltar a ser jovem eu faria qualquer coisa no mundo, exceto é claro fazer exercícios, acordar cedo ou ser respeitável”

“Sou contra os noivados muito prolongados. Dão tempo às pessoas se conhecerem melhor, o que não me parece aconselhável antes do casamento”.

“O mundo pode ser um palco, mas o elenco é um horror.”

“Os bons terminam felizes; os maus, infelizes. Isso é o que se chama ficção.”

“Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros.”

“Para ser popular é necessário ser uma mediocridade.”

“Quando eu era jovem, pensava que o dinheiro era a coisa mais importante do mundo. Hoje, tenho certeza.”

“Uma coisa não é necessariamente verdadeira só porque um homem dá a vida por ela.”

“A diferença entre o capricho e o amor eterno é que o capricho dura mais.”

“Desconfiem de mulher que confessa a sua verdadeira idade. Uma mulher que a diz, poderá dizer qualquer coisa.”

“Certas criaturas têm a mania de dar bons conselhos precisando tanto deles para si… É o que chamo de cúmulo da generosidade.”

“A verdade jamais é pura e raramente é simples.”

"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas simplesmente existem.”

“Não há pecado, exceto a estupidez.”

“Viva depressa, morra jovem e seja um cadáver atraente.”

“Dê uma máscara ao homem e ele dirá a verdade.”

“Um homem deve dar toda importância a escolha de seus inimigos: eu não tenho um só que não seja idiota”.

“O maior castigo que o destino aplica ao homem casado é ver que sua mulher sempre acaba por se parecer com sua sogra.”

“Os homens casam porque estão cansados. As mulheres, por curiosidade. Ambos se decepcionam.”

“Quando uma mulher se casa pela segunda vez, é sinal de que detestava o primeiro marido. O homem, ao contrário só torna a casar se adorou sua primeira mulher.”

“É justamente porque a humanidade não sabia por onde ia que conseguiu encontrar o seu caminho.”

Meus livros preferidos deste escritor é:
De profundis, e Balada do cárcere de Reading.

post :By Young Vampire Luke


LESTAT NEWS






7 comments:

Ana Karolina said...

Meus livros favoritos dele são Baladas do cárcere de Readins e O Retrato de Dorian Gray (clássico né?!)
O sarcasmo de Wilde em suas obras me atraem muito, apesar de serem um pouco cansativos de ler, seus livros são diferentes de tudo o que já foi produzido, ele sabia utilizar muito bem as palavras pra expressar coisas que vc nunca havia pensado, coisas fortes...adoro e fiquei muito feliz em ver um post sobre ele... quanto a atitude do Vaticano...como eu não considero nenhuma ação da Igraja Católica sem interesses por trás, talvez essa tenha sido mais uma jogada de marketing, muito apelativa por sinal...
Adorei o blog!!!

(wwww.amortedaborboleta.blogger.com.br)

Ana Karolina said...

Obrigada por me alertar sobre o erro ortográfico! ah, mas também não é boderline, e sim borderline ;)
Vlw

Ana Karolina said...

Além desse, encontrou algum outro? Obrigada por complementar o que eu já havia dito também...

admin chato said...

:) comentei

Ana K. said...

Lá tem:BoRderline Personality Disorder ;D, mas chega, tá bom, afinal, é só um r, qualquer um se confunde, até vc que deve ser muito entendido do assunto...

Luciano Flores said...

Gostei muito do Post, eu não sou muito fã do Vaticano.

Eder Bruno said...

Cara, sei que Wilde era irlandês, mas Londres deve ser muito inspirador (ele viveu a maior parte lá), como ele escreveu coisas boas, a literarura dele é fascinante e provocativa. gosto muito de um escritor atual de lá tb, chamado Nick Hornby, gosto do fato de ele misturar o gosto popular com momentos casuais do nosso dia a dia!